metropoles.com

Câmara reinicia debates sobre ponto eletrônico para distritais

Mesa Diretora colocará assunto em pauta a partir desta quinta-feira (28/3). Implementação está em fase de planejamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
cldf
1 de 1 cldf - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Mesa Diretora da Câmara Legislativa inicia, nesta quinta-feira (28/3), novo planejamento para a implementação do ponto eletrônico da Casa. Sob os cuidados da vice-presidência, a princípio, os deputados distritais deverão comprovar presença apenas no plenário nos dias de votação. Um projeto com valores e tipo de equipamento a ser usado ainda será elaborado.

A discussão sobre a implementação do ponto para os parlamentares e mesmo para os servidores é um debate antigo na Casa. A última vez em que o assunto entrou em pauta foi no início do ano passado, durante a gestão do ex-distrital Joe Valle (PDT). Entretanto, nada saiu do papel.

De acordo com o vice-presidente do Legislativo local, Rodrigo Delmasso (PRB), o processo se inicia com a apresentação da estratégia de planejamento. Somente após essa fase é que o projeto em si será entregue à Mesa Diretora.

“A princípio, quero algo que não seja tão caro para a Casa. A CMI [Coordenação de Modernização e Informática] vai apresentar como o processo de implementação deverá ocorrer. O que pretendemos é colocar dois painéis, um para a presença e outro com as votações. Dessa forma, todas as votações serão nominais”, explica Delmasso.

Quando os deputados chegarem ao Plenário, deverão colocar o dedo num reconhecedor de digitais. A partir desse momento, ele estará constando como presente, mesmo que se retire do local em seguida. Não haverá mais a controversa folha de ponto, assinada pelos distritais em seus gabinetes mesmo quando sequer põem o pé nas sessões.

Para votar, o processo será parecido. Assim que chamados, os parlamentares colocarão o dedo em um dos terminais que computarão o voto de cada um. O resultado aparecerá automaticamente no painel e todos poderão saber quem votou.

Folha de ponto
O uso das folhas de ponto na Câmara Legislativa é controverso. Não são raros os distritais que nem entram no plenário da Casa durante as sessões ou que chegam após o término das reuniões e, mesmo assim, recebem a folha de ponto em seus gabinetes para assiná-las.

Essa é uma forma de burlar a lei, pois a presença em plenário é obrigatória para que os parlamentares não tenham os dias referentes às sessões descontados de seus vencimentos.

Caso não possam comparecer, um memorando para justificativas é preenchido e avaliado pela Mesa Diretora, que, em raras situações, não abona as ausências.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?