metropoles.com

Câmara Legislativa aprova redução de alíquotas do IPVA 2020

Proposta do Executivo era promessa de campanha do governador Ibaneis: haverá redução de meio ponto percentual das alíquotas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O plenário da Câmara Legislativa aprovou, em segundo turno, o projeto de lei do Executivo que reduz em meio ponto percentual as alíquotas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2020. O texto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Pela proposta, motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos terão a alíquota reduzida de 2,5% para 2%. Já automóveis, caminhonetes e utilitários, de 3,5% para 3%.

A redução atende promessa de campanha de Ibaneis. A ideia era que a medida entrasse em vigor já no IPVA deste ano, mas o emedebista não conseguiu que o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB) propusesse a redução durante a mudança de gestão do Palácio do Buriti, no final de 2018.

Houve uma tentativa de que a redução fosse feita via emenda parlamentar, o que acabou não dando certo.

De acordo com a Secretaria de Economia, no Distrito Federal são tributados 1.268.241 veículos. A previsão inicial, com as alíquotas antigas, era arrecadar R$ 1.166.577.496. O impacto das novas alíquotas nos cofres do GDF ainda não foi divulgado. O governo espera compensar a renúncia fiscal com a queda na inadimplência, que atualmente é alta.

Texto original

De acordo com o deputado Agaciel Maia (PL), o projeto complementa o texto original sobre o imposto, aprovado em segundo turno também nesta quinta-feira (12/12/2019).

“Para aprovar essa redução era necessário, antes, que aprovássemos o projeto que mantinha a tabela Fipe como parâmetro [de correções dos valores cobrados]. É em cima dela que será reduzido meio ponto percentual já para o ano que vem”, explicou o distrital, referindo-se à tabela de preços médios da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

IPTU

Os deputados distritais também aprovaram, em segundo turno, a atualização de 3,28% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2020 para os imóveis que integram o Cadastro Imobiliário Fiscal do DF.

O Projeto de Lei nº 753/2019 é de autoria do Governo do Distrito Federal. De acordo com o texto encaminhado à Câmara pelo Palácio do Buriti, a receita bruta estimada pelo governo com o tributo no próximo ano é de R$ 1,49 bilhão.

O IPTU terá atualização monetária de 3,28% sobre o que foi cobrado neste ano – o percentual segue a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrada no período de setembro de 2018 a agosto de 2019.

De acordo com a Secretaria de Economia, no Distrito Federal são tributados 919.352 imóveis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?