Buritizáveis apresentam soluções para moradia, saúde e emprego
Entre as promessas feitas nesse domingo (16/9), candidatos ao GDF falaram de mutirões para zerar filas e galpões de reciclagem
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) tinham na ponta da língua, nesse domingo (16/9), soluções para mazelas enfrentadas pela população brasiliense. As promessas são direcionadas principalmente a resolver problemas de moradia, saúde e emprego.
No Sol Nascente, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) se reuniu com uma associação de mulheres moradoras da região e garantiu que, se eleita, fará mutirões para quem aguarda por cirurgias e exames. “Precisamos zerar as filas dos hospitais. Farei mutirões. As pessoas não podem esperar mais”, disse.
Em uma igreja na Vila São José, em Vicente Pires, o deputado federal Rogério Rosso (PSD) falou sobre habitação. Segundo o pessedista, ele fará um “mutirão de regularizações” em todo o Distrito Federal, caso vença as eleições. O candidato disse ainda que tem um levantamento da situação de Vicente Pires e prometeu um “conjunto de obras” na região.
Na Estrutural, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) garantiu emprego para catadores de lixo, em caso de vitória. “Por onde ando, ouço pessoas dizendo que a reciclagem de lixo não está funcionando e relatam ainda a falta de trabalho para catadores. A gente vai abrir mais galpões e realocar esses desempregados”, comprometeu-se.
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) participou de roda de conversas com representantes da cultura, no Eixão. Em busca da reeleição, o socialista comentou sobre a violência no DF. “Brasília é a unidade da Federação que mais reduziu homicídios. A cultura contribuiu para abaixar o índice em 38%”, apontou.
Durante reunião com apoiadores, em Samambaia Sul, o deputado federal Alberto Fraga (DEM) fez críticas à gestão atual. “Eu teria vergonha de gastar R$ 185 milhões em publicidade sabendo da situação em que estão os hospitais”, alfinetou.
Outros candidatos
Para outros buritizáveis, as tradicionais feiras de domingo foram palco de campanha. O economista Júlio Miragaya (PT) visitou a Quadra 510 de Samambaia Sul, pela manhã. À tarde, conversou com moradores da região e com apoiadores, em Santa Maria.
A professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) foi à feira da Vila Dimas, em Taguatinga, e ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O empresário Alexandre Guerra (Novo) marcou presença na feira de Brazlândia, ocasião em que lamentou a baixa movimentação. “Os feirantes tentam abrir as portas, mas não tem clientes. Isso porquo a nosso economia está parada há anos no Distrito Federal”, disse.