metropoles.com

Buriti x Câmara Legislativa: cenas dos próximos capítulos

Depois de passar pelo primeiro grande teste ao aprovar a ampliação do IHB, Ibaneis tentará emplacar outros projetos polêmicos na CLDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ibaneis na CLDF2
1 de 1 Ibaneis na CLDF2 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Passada a ressaca da aprovação do projeto que ampliou o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base (IHB) – agora batizado de Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) –, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), prepara a pauta a ser encaminhada na volta das atividades normais da Câmara Legislativa (CLDF), em 1º de fevereiro. Entre as propostas estão a redução de alíquotas de impostos, a criação de novas administrações regionais e a extinção da Agência de Fiscalização (Agefis-DF).

Pelo menos cinco projetos de lei de autoria do Executivo devem fazer parte dos primeiros debates da Casa. Depois de precisar recuar na proposta original do IHB para atender apenas o Hospital de Santa Maria e as unidades de pronto-atendimento (UPAs), Ibaneis vai precisar demonstrar articulação política para aprovar as novas medidas. Ele também terá de reforçar a sua base, que segundo aliados não conta sequer com “oito distritais cegamente fiéis”.

Na nova remessa de propostas estão novas três administrações regionais: uma para reunir os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente; outra para emancipar Arapoanga de Planaltina; e a terceira, para separar Arniqueiras de Águas Claras. “O que queremos com elas é que o governo possa estar mais perto dessas áreas”, declarou o governador ao Metrópoles.

Com a mesma prioridade, o Governo do Distrito Federal (GDF) também quer aprovar rapidamente as mudanças tributárias. Promessa de campanha de Ibaneis contempla a redução da alíquota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2,5% para 2%, no caso de ciclomotores, motocicletas, motonetas, quadriciclos e triciclos; e de 3,5% para 3%, para automóveis, caminhonetes, caminhonetas, utilitários e demais veículos.

A matéria chegou a ser aprovada pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa no fim de 2018, mas o então governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), não aceitou pautar os deputados distritais.

Reforma
No caso do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI), a ideia é fazer uma redução escalonada. A mudança começaria em 2019, quando o percentual cairia de 3% para 2,75%; chegaria a 2,5% em 2020; e, em 2021, alcançaria 2%. Já quanto ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), a alíquota seria reduzida de 5% e 6% para 4% sobre as parcelas de base de cálculo que excedem R$ 1.094.733,66, segundo a equipe econômica.

O governo também tem a intenção de aprovar uma minirreforma. Ibaneis já acenou para os integrantes da Câmara Legislativa que vai criar alguns órgãos e mudar outros. Um dos projetos é extinguir a Agência de Fiscalização (Agefis) para criar a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF, que será conhecida como DF Legal.

Outra proposta é a criação da Agência de Desenvolvimento e Turismo, ideia também de governos anteriores que não saiu do papel. O objetivo é subordinar o novo órgão à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) para que a área tenha mais liberdade para investir no setor.

Estratégia
Segundo o líder do governo na CLDF, Cláudio Abrantes (PDT), a estratégia será já começar a conversar sobre os projetos com os colegas para dar chance de uma ampla discussão entre os integrantes da Casa. “Nossa meta é manter a base unida e mostrar para aos deputados a importância das medidas encaminhadas pelo Palácio do Buriti. Queremos debater cada proposta para que a tramitação ocorra dentro do previsto”, afirmou.

Presidente da Câmara Legislativa, o deputado distrital Rafael Prudente (MDB) destacou que a prioridade nesse retorno das atividades do plenário será análise de projetos dos próprios deputados. Contudo, o emedebista garantiu que dará espaço para os pedidos do GDF. “Faremos de tudo para agilizar os projetos estruturantes do governo”, afirmou ao Metrópoles.

Confira a pauta da próxima votação da CLDF:

  • Apreciação de projetos de deputados
  • Extinção da Agefis
  • Gratificações da Defesa Civil
  • Criação de secretarias
  • Criação de administrações
  • Criação da Agência de Desenvolvimento e Turismo
  • Redução de impostos
  • Alterações na LOA

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?