metropoles.com

Bolsonaro quer apresentar novo projeto de excludente de ilicitude

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que encaminhamento do projeto é “urgente” e deve receber apoio dos governadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Jair Bolsonaro, solenidade contra fraudes no INSS
1 de 1 Jair Bolsonaro, solenidade contra fraudes no INSS - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que o encaminhamento do projeto de excludente de ilicitude – que dá garantias legais a reações policiais que, em casos corriqueiros, poderiam ser considerados crimes – é “urgente” e deve ser enviado ao Congresso Nacional nas próximas semanas. O presidente, desde a campanha eleitoral, vem dizendo que ele avalia ser importante dar maior respaldo legal a policiais e forças de segurança no exercício da sua função.

“Tenho conversado com ele [ministro da defesa] que tem que ter um projeto para dar retaguarda jurídica para quem está em operação”, continuou.

Questionado sobre o uso de drones para a aplicação da lei, ele disse que não prevê o uso desses projéteis para atirar em confrontos, mas deixou claro que usará todos os meios para auxiliar o militar que está em campo. “Podemos usar todos os meios para combater o crime sem expor a segurança do homem ou da mulher”.

Após almoço com o ministro da defesa, Fernando Azevedo, nesta sexta feira (21/06/2019), o presidente explicou que o projeto que será encaminhado ao plenário garantirá a retaguarda jurídica dos policiais e militares, e não tratará sobre uso de drones ou outros instrumentos.

“Isso ainda vai ser estudado, e vai ser para as forças armadas e para os policiais. Nós vamos usar todos os meios que nós podemos para poupar vidas e riscos para o ser humano”, enfatizou.

Além disso, o presidente disse que precisará do apoio dos governadores para a aprovação do projeto.

Na ocasião, Bolsonaro também comentou o andamento da reforma da Previdência no Congresso e disse que a demora na aprovação é justificada pela “época de festas juninas”. “Olha, minha experiência como parlamentar [explica]: são as festas juninas. O Parlamentar fica muitas vezes no seu estado, é uma festa bastante religiosa”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?