Bloco de maioria evangélica perde posto para o “centrão” da CLDF
Iolando (PSC) abandonou o DF Acima de Tudo para se aliar ao grupo do setor produtivo: Brasília em Evolução, que se tornou o maior da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasília em Evolução assumiu, nesta terça-feira (03/12/2019), o posto de maior bloco da Câmara Legislativa (CLDF), com sete membros. A novidade acontece depois de o deputado Iolando (PSC) ingressar no grupo e deixar o DF Acima de Tudo, formado em sua maioria por evangélicos – que agora conta com cinco distritais.
Agora, o grupo considerado como o “centrão” da CLDF passa a contar com Reginaldo Sardinha (Avante), Rossevelt Vilela (PSB), Daniel Donizet (PSDB), Eduardo Pedrosa (PTC), João Cardoso (Avante), José Gomes (PSB) e Iolando (foto em destaque). A principal pauta deles é a bandeira do setor produtivo, principalmente na área de tecnologia.
O DF Acima de Tudo também apoia as pautas do setor empresarial. No entanto, ao longo do ano, ele tem priorizado os interesses do eleitorado evangélico. O grupo permanecerá com Martins Machado e Rodrigo Delmasso (ambos do Republicanos), Valdelino Barcelos (PP), Jorge Vianna (Podemos) e Fernando Fernandes (Pros).
Os blocos parlamentares são importantes na correlação de forças na casa legislativa, uma vez que fecham entendimentos para as votações e participam em maior número das divisões de comissões e cargos. Quanto maior um grupo, mais poder ele tem na hora de aprovar suas pautas.