Atuação dos distritais é ruim ou péssima para 58,2% dos eleitores. Pesquisa Metrópoles/Dados revela quem foi o melhor e o pior de 2015
População acima dos 60 anos é a mais reticente quanto ao trabalho dos parlamentares, e nenhum dos entrevistados nessa faixa etária deu nota máxima para os políticos
atualizado
Compartilhar notícia
Mais da metade da população do Distrito Federal acredita que o primeiro ano da atual gestão da Câmara Legislativa foi ruim ou péssimo. A avaliação faz parte da segunda rodada de pesquisa encomendada pelo Metrópoles ao Instituto Dados. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 15 de dezembro e ouviu 1.202 eleitores em diversas regiões do DF.
Sobre o desempenho dos deputados distritais em 2015, primeiro ano da atual legislatura, o índice mais expressivo foi o que considerou a performance dos parlamentares “péssima” (43,6%). Somado aos que responderam que a administração legislativa foi “ruim” (14,6%), esse percentual alcançou 58,2% do universo de entrevistados.
Apenas 0,7% das pessoas abordadas avaliou o ano de estreia desse grupo de distritais como “ótimo”. Outros 7,2% julgam o trabalho deles “bom”.
Entre os mais ressabiados com os distritais, está a população com 60 anos ou mais. Nenhum dos ouvidos deu nota máxima para a atuação dos parlamentares. E 47,7% deles fizeram a pior avaliação possível do mandato dos deputados que representam o DF.
Quem mora em Brazlândia, Candangolândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Planaltina e Sobradinho demonstrou um pouco mais de simpatia com esses políticos. Nessas regiões, o número de pessoas que julgou “ótima” a gestão dos distritais dobrou.
O melhor e o pior do ano
A pesquisa Metrópoles/Dados perguntou a opinião dos eleitores sobre qual distrital teve a melhor atuação este ano. Foram apresentados 24 cartões com os nomes dos parlamentares.
No grupo dos que citaram um distrital, a presidente da Câmara Legislativa foi a mais lembrada. Celina Leão (PDT) obteve 5,6% da preferência do eleitorado. Em seguida, aparece quem, em um passado recente, era o principal rival dela, o petista Chico Vigilante (5,4%). Na terceira posição, está Rafael Prudente (PMDB), com 3,6% das indicações. Veja a lista com os 10 distritais mais bem citados.
Se a presidente da Casa ocupa a liderança entre os mais bem cotados, a vice, a distrital Liliane Roriz (PRTB), aparece na outra ponta. A parlamentar foi escolhida como a de pior atuação em 2015, segundo os entrevistados pela pesquisa. Um total de 5,7% dos eleitores abordados atribuiu a ela o desempenho menos relevante.
Logo atrás, aparece Celina Leão, com 3,2% das citações. O que explica a pedetista estar bem ranqueada nos dois quesitos (de melhor e de pior atuação) é o fato de ela dividir opiniões. No caso da presidente, não há coluna do meio. Ela tem um grupo expressivo de apoiadores, mas também enfrenta muitos críticos. Em terceiro lugar nessa lista, está Cristiano Araújo (PTB). Confira os 10 parlamentares com performance menos admirada.
Tanto na abordagem sobre os melhores, quanto a dos piores, mais de 70% dos entrevistados não souberam apontar seus representantes favoritos ou preteridos, o retrato de uma sociedade ainda carente de politização.