Após prometer tirar pardais, Eliana Pedrosa quer Fórmula 1 em Brasília
A candidata do Pros também falou em trazer o Facebook para o Distrito Federal. Em 2015, capital não conseguiu sediar a Fórmula Indy
atualizado
Compartilhar notícia
Em agenda de campanha neste sábado (18/8), a candidata Eliana Pedrosa (Pros) fez um promessa ambiciosa, durante participação no lançamento da candidatura a deputado federal do senador Hélio José (Pros). Ela pretende atrair um grande prêmio de Fórmula 1 para Brasília – atualmente, a data reservada ao Brasil ocorre no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
“Eu quero falar para vocês: nós vamos procurar trazer aqui os grandes eventos para o Distrito Federal. Eventos esportivos. Queremos a Fórmula 1, a Fórmula Indy, os campeonatos sul-americanos de futebol, de basquete, de vôlei. Vamos buscar as grandes empresas internacionais, a Microsoft, o Facebook, para dar emprego para as pessoas de todas as idades”, disse Pedrosa.
Apesar da fala da candidata ao Buriti, a promessa enfrentaria grandes desafios. O Autódromo Nelson Piquet, localizado na área central de Brasília, dificilmente atenderia às rígidas regras da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Entre os critérios, estão a extensão da pista, o comprimento das retas, a largura do circuito, além de diversas outras medidas de segurança. Em 2015, no primeiro ano da gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), o governo foi obrigado a recuar de uma etapa da Fórmula Indy na capital.
À época, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entendeu que os valores a serem utilizados na reforma da pista do Autódromo Nelson Piquet seriam lesivos aos cofres públicos. Por conta da recomendação, a Terracap cancelou a obra e inviabilizou a realização do evento.
Outros desejo de Eliana, conforme seu discurso, é atrair empresas internacionais, a exemplo da Microsoft e do Facebook. “Nós não queremos viver num lugar que tenha discriminação. Todas as faixas etárias, do jovem até aquele que tem mais de 50 anos. [Nós vamos] ajudar as empresas para que elas abram as portas e todos tenham uma oportunidade”, declarou.
Sem pardais
Outra proposta da candidata, relativa ao mundo da velocidade, é diminuir em 50% o número de pardais. Durante o debate na TV Bandeirantes e no discurso deste sábado (18), a postulante ao Buriti reforçou o desejo de reduzir os aparelhos de fiscalização. “Pardal é para educar, não é para tirar dinheiro do bolso”, justificou em seu discurso.
Pedrosa participou de dois comícios, ambos previstos em sua agenda. Às 16h marcou presença no evento da candidata a deputada distrital Jaqueline Silva (PTB). No pôr do sol, subiu no palanque do postulante à vaga na Câmara dos Deputados Hélio José.