Após operação da polícia, GDF lançará novo programa habitacional
Habita Brasília, segundo o governo, pretende combater a grilagem, incentivar a construção de moradias a preço mais acessível e em locais próximos a equipamentos públicos
atualizado
Compartilhar notícia
Menos de um mês após a deflagração da Operação Clã, que investiga a venda ilegal de imóveis populares, e na semana em que a Operação Lote Fácil prendeu 17 pessoas suspeitas de fraudar programas habitacionais — entre elas, uma ex-assessora do senador Hélio José (PMDB-DF) e um funcionário lotado no gabinete do parlamentar —, o Governo do Distrito Federal lança, neste sábado (25/6), o programa Habita Brasília. De acordo com o Executivo, uma das propostas é combater as grilagens por todo o DF e incentivar a construção em localidades com equipamentos públicos e onde haja oferta de trabalho.
O programa, que será apresentado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), no Guará, na manhã deste sábado, trabalhará em cinco linhas: a primeira será o Lote Legal, que oferecerá terrenos em regiões já urbanizadas para pessoas físicas e inscritas na Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), um dos órgãos investigados.A segunda será a assistência técnica em regiões de interesse social, visando a qualidade das obras. Já a terceira linha é a produção de unidades habitacionais, que prevê a utilização de recursos do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.
A quarta linha a ser trabalhada pelo GDF é a locação social, que será destinada a famílias que gastam mais de 30% dos seus rendimentos com o aluguel, pessoas em situação de vulnerabilidade e idosos. O governo oferecerá para elas residências com valores mais baixos que os praticados pelo mercado e próximos aos seus locais de trabalho.
O Executivo pretende ainda, com sua quinta linha de trabalho, oferecer incentivos para as empresas que quiserem construir, para que elas reduziam os valores de venda de seus imóveis, facilitando o acesso à casa própria.