metropoles.com

Após muita confusão, distritais aprovam nova etapa do Refis

Contrariando recomendação do MP, os deputados aprovaram a prorrogação do Programa de Refinanciamento de Dívidas pelo GDF e também a proposta que cede parte do Parque Ezequias Heringer, do Guará, para a Terracap

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois de muita confusão em plenário, os distritais aprovaram nesta terça-feira (27/9), em primeiro e segundo turnos, mais uma etapa do Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis), que permite descontos de até 99% em juros e multas de débitos com impostos em atraso com o GDF. A medida contraria uma decisão do Ministério Público do DF, que entende que o programa beneficia os maus pagadores.

Em outra frente, os deputados aprovaram proposta que transfere parte do Parque Ezequias Heringer, no Guará, para a Terracap. De acordo com o Projeto de Lei Complementar (PLC) 24/2015, de autoria do Executivo, o parque deve ceder 23 dos 306 hectares para a empresa pública. Mas, segundo a proposta que passou pela Câmara Legislativa, essa área não deve ser comercializada para empreendimentos residenciais.

Os distritais também analisaram o Projeto de Lei nº1.271/2016 que aumenta em 30% o valor cobrado pela Taxa de Limpeza Pública (TLP). Não houve consenso. Os trabalhadores do SLU, que foram à Casa buscando a aprovação da proposta, se retiraram das galerias sob protestos. “O trabalhador vem aqui reivindicar e a gente fica nessa briga. Vamos falar a verdade: precisamos acabar com essa politicagem nesta Casa. É por isso que estamos mal vistos pela opinião publica”, desabafou o deputado Lira (PHS), aos gritos, após a retirada dos servidores da galeria.

O distrital Chico Vigilante (PT) disse que o governo perdeu o prazo para mandar o projeto que permite o aumento da TLP, que era 30 agosto. A Casa acabou aprovando alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias, mas sem a emenda que reajusta a TLP. Com isso, o governo poderá corrigir em, no máximo, 10% o valor da taxa, segundo a inflação.

No meio da votação, Raimundo Ribeiro (PPS) criticou os deputados que queriam votar o Refis e pediu que, primeiro, fossem apreciados os projetos de parlamentares. O pedido foi rejeitado por líderes de blocos. Novamente, a matéria foi para a análise de emendas, mas logo nova confusão foi formada. O deputado Agaciel Maia (PR) acusou outros colegas de estarem tentando atrapalhar a votação com a apresentação de seis emendas. “Eu não tenho condições de relatar seis emendas em plenário. Estão tentando atrapalhar a votação e assim não sairemos daqui hoje”, reclamou Agaciel.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?