metropoles.com

Após descoberta de fraudes, distrital vai propor CPI do DFTrans

Ideia é complementar investigação de operações que identificaram desvios no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
dftrans
1 de 1 dftrans - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Os desvios de recursos e fraudes no Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), que desencadearam a Operação Trickster na quinta-feira (16/3), repercutiram na Câmara Legislativa. O distrital Juarezão (PSB) vai apresentar na próxima terça (20) requerimento para a abertura de comissão parlamentar de inquérito com o objetivo de investigar irregularidades na autarquia, conforme anunciou o deputado.

A finalidade é apurar a prática de crimes no DFTrans, tais como: organização criminosa, corrupção passiva e ativa, falsidade documental e adulteração de sinal identificador de veículos. De acordo com a Polícia Civil, os delitos foram praticados, entre outras pessoas, por servidores públicos e empresas que operam o transporte público na capital federal.

Segundo Juarezão, o pedido de abertura de CPI seria um desdobramento das operações Trickster e Checklist, que apontaram fraudes de aproximadamente R$ 1 bilhão no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).

Para que a comissão seja acatada pela Câmara Legislativa, são necessárias oito assinaturas dos deputados. Caso aprovada, o prazo de duração da CPI será de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

Esquema
O esquema investigado pela Trickster funcionava desde 2014. O grupo descarregava os créditos de cartões de vale-transporte nos validadores de ônibus de forma sequencial e em linhas distintas. Tudo era feito com empresas de fachada e trabalhadores fantasmas.

Ao todo, foram presos 34 pessoas, entre elas um servidor da própria Câmara Legislativa. Alexandre Lopes Alencar trabalhava para a deputada Celina Leão (PPS). Após declarar que desconhecia a participação de Alencar no esquema, a deputada exonerou o funcionário nesta sexta-feira (16).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?