metropoles.com

Ao lado de Sarney e Jucá, Rafael Prudente prega renovação no MDB-DF

Distrital assumiu o comando regional do partido nesta quinta-feira (06/06/2019), como sucessor de Tadeu Filippelli. Governador Ibaneis Rocha não participou da cerimônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Suzano Almeida / Metrópoles
Posse-MDB-DF
1 de 1 Posse-MDB-DF - Foto: Suzano Almeida / Metrópoles

Ao lado de nomes conhecidos da política nacional, o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente, tomou posse, na noite desta quinta-feira (06/06/2019), como novo comandante do diretório regional do MDB. Após intermediarem embates entre os correligionários locais, caciques da sigla prestigiaram a mudança na direção do maior partido do Distrito Federal.

Estavam presentes à cerimônia o ex-presidente da República José Sarney; o atual mandatário nacional emedebista, o ex-senador Romero Jucá (RR); e o antecessor no cargo, senador Valdir Raupp (RO). A solenidade ocorreu no auditório da CLDF.

Prudente assume a sigla após um cabo de guerra entre o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli, que comandava a regional da agremiação havia mais de uma década. O titular do Palácio do Buriti reivindicava a renovação da estrutura emedebista, mas o ex-vice-governador – que chegou a ser preso no âmbito da Operação Panatenaico – relutava em deixar o posto.

Vencido, Filippelli foi realocado ao cargo de presidente de honra. “Tem de haver unidade no partido. O fato de haver uma renovação, uma sucessão, não pode representar uma quebra. Essa unidade tem que continuar”, disse o presidente de honra.

Logo após ser empossado, Rafael Prudente prometeu revitalizar o partido retomando a participação dos filiados e trabalhando para eleger novos nomes. “Vamos fazer uma grande campanha de filiação e eleger todas as zonais, renovar os diretórios, entrar nas universidades e aumentar a transparência, dando satisfação de cada centavo que vier da nacional. Vamos trabalhar para reeleger o governador Ibaneis, eleger dois federais, um senador e cinco distritais”, projetou.

Na solenidade, Jucá elogiou Prudente e enalteceu o antigo chefe do MDB-DF. “Espero que você conte com a força do Filippelli, que, por anos, comandou o partido com vitórias e derrotas.”

José Sarney foi escolhido para encerrar os discursos. Aos 89 anos, o político brincou com o correligionário: “Você terá um grande futuro, Rafael. Você já é prudente, agora, seja paciente. Com essas duas virtudes, irá longe”.

Suzano Almeida/Metrópoles
Sarney discursa na posse de Rafael Prudente como presidente do MDB-DF

 

O governador Ibaneis Rocha não compareceu à solenidade por ter confirmado presença em evento oficial na cidade de Planaltina. Ele foi representado pelo vice-governador Paco Britto (Avante).

Aos 35 anos, Rafael Prudente é o comandante mais jovem que a sigla já teve no Distrito Federal. Ele terá como vice-presidente a nora do seu antecessor, a secretária da Mulher do DF, Ericka Filippelli.

A posse de  Prudente também deve impactar no cenário nacional e fortalece o plano de Ibaneis de estar na cúpula do comando emedebista. Nos bastidores, o governador tenta ganhar musculatura política e emplacar uma possível candidatura na chapa à sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), em 2022.

Colaborou Caio Barbieri

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?