metropoles.com

Ânimos acirrados: buritizáveis se atacam e clima contagia militâncias

Agenda de sexta-feira (21/9) foi marcada por troca de críticas e confusão entre apoiadores de Eliana Pedrosa e de Rodrigo Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
Confusão
1 de 1 Confusão - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

No início desta reta final de campanha, na busca pelos votos, a agenda dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) nessa sexta-feira (21/9) foi marcada não apenas por ataques e críticas entre eles: até as militâncias passaram a incorporar as diferenças e a ir às vias de fato para defender as próprias candidaturas.

Antes do início da caminhada com o presidenciável Ciro Gomes (PDT) na Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante (foto em destaque), cabos eleitorais dos buritizáveis Eliana Pedrosa (Pros) e Rodrigo Rollemberg (PSB) entraram em conflito.

Apoiadores da ex-deputada distrital acusaram militantes do atual governador de começarem uma discussão, com direito a agressões verbais seguidas de empurrões. Ao Metrópoles, um dos presentes disse ter levado dois chutes.

“Eles falaram que era um desrespeito estarmos aqui, por sermos [eleitores] da Eliana, mas viemos porque apoiamos o Ciro”, explicou Wagner Pereira de Lima, que disputa cadeira na Câmara Legislativa pelo PDT. Segundo ele, o clima foi controlado por seguranças do próprio governador. Apoiadores de Rollemberg, no entanto, minimizaram o embate.

Líder nas recentes pesquisas de intenção de voto, Eliana aproveitou o encontro com representantes do Movimento Comunitário Jardim Botânico para subir o tom das declarações públicas e rebateu afirmações disparadas pelo adversário Ibaneis Rocha (MDB) de que ela “representa o passado”.

“Ele [Ibaneis] pode falar sobre si, mas não sobre mim. Não tem a minha delegação para dizer nada a meu respeito. Eu o tenho respeitado até agora e espero que ele mude um pouquinho de tom e passe a me respeitar também”, disparou a postulante ao GDF.

Também na linha combativa, Alberto Fraga (DEM) chamou Rodrigo Rollemberg de “cara de pau” e “cínico”. O democrata criticou as propostas apresentadas na sexta-feira (21) pelo atual governador.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o atual gestor fazendo inúmeras promessas para os próximos quatro anos. Entre elas, a reestruturação das carreiras da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), além de recomposição salarial e aumento no valor de gratificações para professores e servidores da Secretaria de Educação. As categorias reclamam da falta de diálogo com o chefe do Executivo.

“Quem vai acreditar nesses vídeos? Por que ele [Rollemberg] fala dessa reestruturação das carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a duas semanas das eleições, e não fez isso nos últimos três anos? Deve estar muito desesperado mesmo. É um cara de pau e um cínico, lançando só agora essa propaganda”, disse Fraga enquanto cumpria agenda na Feira de Confecções de Planaltina.

Saco cheio… de compras
Rogério Rosso, que disputa o governo pelo PSD, preferiu evitar novas críticas aos concorrentes e focou a agenda de campanha na Expansão do Setor O, em Ceilândia, para atrair novos eleitores. O pessedista caiu do quarto para o quinto lugar na pesquisa mais recente divulgada pelo Datafolha.

Pelos últimos levantamentos, a campanha do parlamentar estagnou e apresenta viés de baixa. Em 6 de setembro, o instituto mostrou que o candidato do PSD estava com 12% das intenções de voto, caindo um ponto na pesquisa dessa quinta (20/9): 11%.

Com esse cenário, Rosso optou por uma campanha mais propositiva e prometeu a construção de um novo hospital na região. “Só recuperar o que existe não será suficiente. A nova unidade irá atender a população das QNR, QNQ, Condomínio Privê, Setor O e P Norte”, explicou.

Durante a caminhada, o candidato carregou sacos de compras de uma moradora e a acompanhou até em casa. O buritizável defendeu que, se eleito, fará credenciamento com as farmácias particulares para garantir o abastecimento de medicamentos à população.

Ibaneis Rocha dedicou a sexta-feira (21) para dar entrevistas e caminhar pela Feira dos Importados, onde se reuniu com dirigentes da associação local. Depois, o candidato foi a Sobradinho para cumprir agenda na Feira Permanente e na Feira da Lua. Durante o dia, o emedebista aproveitou para jogar futebol com crianças da cidade.

Os que menos pontuam
Pela manhã, Alexandre Guerra (Novo) fez caminhada no Riacho Fundo II e depois seguiu para Águas Claras, onde se reuniu com a Associação de Moradores. Em seguida, o estreante na política andou na região de bares e restaurantes da cidade.

No Plano Piloto, Fátima Sousa (PSol) participou de encontro com a Associação dos Defensores Públicos do DF e depois reuniu-se com a Associação dos Expositores da Feira de Artesanato da Torre de TV. Durante a tarde, a candidata pediu votos a moradores de Taguatinga.

Antônio Guillen (PSTU) teve apenas um compromisso, ao se reunir com apoiadores de campanha. Paulo Chagas (PRP) e Renan Rosa (PCO) não divulgaram a agenda dessa sexta (21/9) para a reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?