Ânimos acirrados: buritizáveis se atacam e clima contagia militâncias
Agenda de sexta-feira (21/9) foi marcada por troca de críticas e confusão entre apoiadores de Eliana Pedrosa e de Rodrigo Rollemberg
atualizado
Compartilhar notícia
No início desta reta final de campanha, na busca pelos votos, a agenda dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) nessa sexta-feira (21/9) foi marcada não apenas por ataques e críticas entre eles: até as militâncias passaram a incorporar as diferenças e a ir às vias de fato para defender as próprias candidaturas.
Antes do início da caminhada com o presidenciável Ciro Gomes (PDT) na Praça Padre Roque, no Núcleo Bandeirante (foto em destaque), cabos eleitorais dos buritizáveis Eliana Pedrosa (Pros) e Rodrigo Rollemberg (PSB) entraram em conflito.
Apoiadores da ex-deputada distrital acusaram militantes do atual governador de começarem uma discussão, com direito a agressões verbais seguidas de empurrões. Ao Metrópoles, um dos presentes disse ter levado dois chutes.
“Eles falaram que era um desrespeito estarmos aqui, por sermos [eleitores] da Eliana, mas viemos porque apoiamos o Ciro”, explicou Wagner Pereira de Lima, que disputa cadeira na Câmara Legislativa pelo PDT. Segundo ele, o clima foi controlado por seguranças do próprio governador. Apoiadores de Rollemberg, no entanto, minimizaram o embate.
Líder nas recentes pesquisas de intenção de voto, Eliana aproveitou o encontro com representantes do Movimento Comunitário Jardim Botânico para subir o tom das declarações públicas e rebateu afirmações disparadas pelo adversário Ibaneis Rocha (MDB) de que ela “representa o passado”.
“Ele [Ibaneis] pode falar sobre si, mas não sobre mim. Não tem a minha delegação para dizer nada a meu respeito. Eu o tenho respeitado até agora e espero que ele mude um pouquinho de tom e passe a me respeitar também”, disparou a postulante ao GDF.
Também na linha combativa, Alberto Fraga (DEM) chamou Rodrigo Rollemberg de “cara de pau” e “cínico”. O democrata criticou as propostas apresentadas na sexta-feira (21) pelo atual governador.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o atual gestor fazendo inúmeras promessas para os próximos quatro anos. Entre elas, a reestruturação das carreiras da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), além de recomposição salarial e aumento no valor de gratificações para professores e servidores da Secretaria de Educação. As categorias reclamam da falta de diálogo com o chefe do Executivo.
“Quem vai acreditar nesses vídeos? Por que ele [Rollemberg] fala dessa reestruturação das carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a duas semanas das eleições, e não fez isso nos últimos três anos? Deve estar muito desesperado mesmo. É um cara de pau e um cínico, lançando só agora essa propaganda”, disse Fraga enquanto cumpria agenda na Feira de Confecções de Planaltina.
Saco cheio… de compras
Rogério Rosso, que disputa o governo pelo PSD, preferiu evitar novas críticas aos concorrentes e focou a agenda de campanha na Expansão do Setor O, em Ceilândia, para atrair novos eleitores. O pessedista caiu do quarto para o quinto lugar na pesquisa mais recente divulgada pelo Datafolha.
Pelos últimos levantamentos, a campanha do parlamentar estagnou e apresenta viés de baixa. Em 6 de setembro, o instituto mostrou que o candidato do PSD estava com 12% das intenções de voto, caindo um ponto na pesquisa dessa quinta (20/9): 11%.
Com esse cenário, Rosso optou por uma campanha mais propositiva e prometeu a construção de um novo hospital na região. “Só recuperar o que existe não será suficiente. A nova unidade irá atender a população das QNR, QNQ, Condomínio Privê, Setor O e P Norte”, explicou.
Durante a caminhada, o candidato carregou sacos de compras de uma moradora e a acompanhou até em casa. O buritizável defendeu que, se eleito, fará credenciamento com as farmácias particulares para garantir o abastecimento de medicamentos à população.
Ibaneis Rocha dedicou a sexta-feira (21) para dar entrevistas e caminhar pela Feira dos Importados, onde se reuniu com dirigentes da associação local. Depois, o candidato foi a Sobradinho para cumprir agenda na Feira Permanente e na Feira da Lua. Durante o dia, o emedebista aproveitou para jogar futebol com crianças da cidade.
Os que menos pontuam
Pela manhã, Alexandre Guerra (Novo) fez caminhada no Riacho Fundo II e depois seguiu para Águas Claras, onde se reuniu com a Associação de Moradores. Em seguida, o estreante na política andou na região de bares e restaurantes da cidade.
No Plano Piloto, Fátima Sousa (PSol) participou de encontro com a Associação dos Defensores Públicos do DF e depois reuniu-se com a Associação dos Expositores da Feira de Artesanato da Torre de TV. Durante a tarde, a candidata pediu votos a moradores de Taguatinga.
Antônio Guillen (PSTU) teve apenas um compromisso, ao se reunir com apoiadores de campanha. Paulo Chagas (PRP) e Renan Rosa (PCO) não divulgaram a agenda dessa sexta (21/9) para a reportagem.