Anilcéia Machado é eleita presidente do Tribunal de Contas do DF
A Mesa Diretora terá ainda Paulo Tadeu como vice-presidente e Inácio Magalhães como corregedor
atualizado
Compartilhar notícia
Não foi apenas a Câmara Legislativa que elegeu seu novo comando nesta quinta-feira (15/12). No Tribunal de Contas do Distrito Federal, a conselheira Anilcéia Machado foi eleita por unanimidade para exercer o cargo de presidente do órgão de controle no biênio 2017/2018. Ela substitui Renato Rainha no cargo.
Paulo Tadeu será o vice-presidente e o Inácio Magalhães, corregedor, ambos também eleitos por unanimidade. O mandato da nova Mesa Diretora tem início no dia 1º de janeiro de 2017.
Entre as atribuições do cargo de presidente do TCDF estão: proferir voto de desempate; designar servidores para realizarem estudos e trabalhos de interesse geral, além de representar o Tribunal em atos públicos e solenidades.
Ao vice-presidente cabe substituir o presidente em suas ausências e impedimentos por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal e colaborar na coordenação e supervisão das atividades de controle externo, entre outras funções. O corregedor tem, entre suas atribuições, a de propor medidas para o aperfeiçoamento do controle sobre o andamento dos processos.
O conselheiro Paulo Tadeu tomou posse no tribunal em outubro de 2012. Natural de Sobradinho, foi servidor da Companhia Energética de Brasília (CEB) e diretor do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Energia Elétrica. É graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB). Em 1998, tornou-se o mais jovem parlamentar da Câmara Legislativa, onde foi deputado distrital pelo PT por mais duas legislaturas. Também se elegeu deputado federal e exerceu o cargo de secretário de Governo do DF.
Inácio Magalhães tomou posse no cargo em maio de 2010. Antes disso, foi Analista de Finanças e Controle Externo do TCDF e procurador do Ministério Público de Contas. É professor, especialista em Auditoria Governamental pela Esaf e Doutor em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal. Com informações do TCDF.