metropoles.com

Alexandre Cerqueira, o suposto emissário da propina, é afastado

Apontado como coletor de “ajuda” financeira a mando de distritais, o servidor, que é secretário executivo da Terceira Secretaria, fica suspenso das funções até que seja batido o martelo sobre sua exoneração, que pode ocorrer na segunda-feira (29/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Suzano Almeida/ Metrópoles
Alexandre braga Cerqueira
1 de 1 Alexandre braga Cerqueira - Foto: Suzano Almeida/ Metrópoles

O secretário executivo da Terceira Secretaria, Alexandre Braga Cerqueira, foi afastado das funções nesta quinta-feira (25/8), após reunião da Mesa Diretora interina. A decisão é do terceiro-secretário, Rodrigo Delmasso (PTN), que assumiu o cargo após a Justiça decretar o afastamento dos titulares da Mesa. A princípio, Cerqueira não será exonerado. Ele é acusado de pedir propina para empresários em nome de parlamentares.

Delmasso disse, entretanto, que a Mesa voltará a se reunir na segunda-feira (29), e a exoneração de Cerqueira voltará à pauta. “Eu ainda não vou exonerá-lo porque preciso colocar uma pessoa de confiança. O Alexandre está afastado das funções, mas, até eu ter alguém, não vou exonerá-lo”, disse o distrital. O servidor não foi localizado pela reportagem para comentar o afastamento.

Também na segunda-feira (29), a Mesa vai apresentar o “relatório burocrático” de cada uma das secretarias legislativas e definir se outros servidores nomeados pelos deputados afastados serão exonerados. São eles: a presidente da Casa, Celina Leão (PPS); o 1° secretário, Raimundo Ribeiro (PPS); o 2° secretário, Júlio César (PRB); e o 3º secretário, Bispo Renato Andrade (PR).

Alexandre “Dudalina”, comissionado há 20 anos
Cerqueira, que recebe R$ 17 mil mensais na CLDF, é funcionário da Casa há 20 anos e tem ligações com o ex-distrital Aylton Gomes, réu na Operação Caixa de Pandora. Mas hoje, responde a Bispo Renato. O distrital evangélico é um dos citados nos grampos de Liliane Roriz (PTB) por envolvimento num suposto esquema de cobrança de propina em contratos da saúde do DF. Cerqueira seria justamente o responsável por “coletar” esses recursos.

Pessoas próximas a Cerqueira contam que ele está sempre muito bem-vestido, com roupas alinhadas e cabelos cortados, usa perfumes importados, ternos e gravatas de grifes renomadas. Por isso, recebeu o apelido de “Alexandre Dudalina”, devido à marca preferida de roupas. Morador de um condomínio em Sobradinho, ele também ostenta uma aliança de ouro cravejada com brilhantes e uma abotoadura de ouro no terno.

Alexandre Braga Cerqueira também divide o seu tempo entre as tarefas de servidor e uma curiosa atuação empresarial. Ele já foi sócio de uma igreja e dono de um lava jato. Hoje, tem uma lotérica e e uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), chamada Associação Escola da Família (AEF). Mas no endereço de registro, em Planaltina, funciona uma igreja evangélica e não há sinal algum da entidade.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?