metropoles.com

“Ainda tenho expectativa de uma união para as eleições”, afirma Frejat

O pré-candidato ao Buriti afirmou que o grupo com MDB e DEM está consolidado, mas não descarta o apoio de Rosso, Alírio e Cristovam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Filippelli e Frejat
1 de 1 Filippelli e Frejat - Foto: Divulgação

A aliança fechada entre os partidos do senador Cristovam Buarque (PPS), dos deputados federais Rogério Rosso (PSD) e Izalci Lucas (PSDB), incluindo também a sigla do ex-distrital Alírio Neto (PTB), oficializada nessa terça-feira (3/4), não é irreversível. Pelo menos é o que acredita o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Jofran Frejat (PR). Para o ex-secretário de Saúde, a costura política é legítima, mas divide a oposição ao governador e abre mais chances para a reeleição de Rodrigo Rollemberg (PSB).

“Não tenho nada contra, mas casa dividida não se sustenta. Ainda tenho a expectativa de uma união entre os grupos”, afirmou Frejat.

Hoje, Jofran Frejat aposta em uma aliança com o MDB, do ex-vice-governador Tadeu Filippelli, e com o DEM, do deputado federal Alberto Fraga. “Nosso grupo permanece forte. Como o governador Rodrigo Rollemberg está muito fraco, todos acham que têm chance de se eleger, todos querem concorrer”, disse.

Fraga e Filippelli reafirmaram o compromisso com a aliança de direita e apoio a Frejat. “Já firmei minha posição. Abri mão de disputar o governo para apoiar a pré-candidatura do Frejat. Respeito o outro grupo. O problema é que, quando a mosquinha azul toma conta das pessoas, fica difícil”, declarou o deputado, que deve se candidatar ao Senado.

Já Filippelli, presidente do MDB-DF, afirmou que a aliança ainda está em construção. “O Frejat [na cabeça de chapa] é inquestionável. Mas o MDB decidirá a indicação do vice”, ressaltou.

Antes de divulgarem a carta de intenções intitulada Nota Conjunta à Sociedade do Distrito Federal, nessa terça-feira, Alírio e Izalci conversavam com o grupo de Frejat. No entanto, selaram o compromisso, pelo menos por enquanto, com Cristovam, Rosso, Wanderley Tavares (PRB), Arthur Bernardes (PSD), Sérgio Ferreira (DC) e, ainda, com o vice-governador Renato Santana (PSD).

Também estão nesse grupo Daniel de Castro (PSC), Kaio Teixeira (Patriota), Paulo Fernando (Patriota), Chico Andrade (PPS) e Silvana Siqueira (PSDC).

Dessa forma, Alírio, Cristovam, Rosso e Izalci ficam em uma ponta; Frejat, Filippelli e Fraga, em outra. Mas há indefinição quanto à ala do PSDB na qual está a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, além de Solidariedade e Pros.

Também anunciado como pré-candidato ao GDF, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), continua a negociar com os partidos, mas ainda não confirmou alianças. Ele chegou a se reunir com o grupo de Cristovam Buarque e Rogério Rosso, mas não assinou a carta de intenções.

Rollemberg monitora movimentações
Enquanto os rivais se articulam, Rollemberg acompanha os passos dos adversários. No entanto, segundo interlocutores, ainda é cedo para traçar prognósticos.

“A cada 10 ou 15 dias, aparece uma nova chapa e uma nova coligação no DF. Os atores que assinaram esse documento já fizeram chapa com o Frejat e com outros candidatos. Ao longo do tempo, já desfizeram”, afirmou um integrante do primeiro escalão do governo.

De acordo com esse interlocutor, o plano para a reeleição de Rollemberg é fazer uma coligação que dê continuidade ao trabalho realizado. “A arrumação da casa com a organização das contas, a continuidade da ocupação da Orla do Lago Paranoá e a democratização do Lixão são parâmetros que os aliados precisam seguir”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?