metropoles.com

Agaciel Maia e Professor Israel são inocentados de denúncias do MPDFT

Ambos eram acusados de darem aval a renúncias fiscais de forma ilegal na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Agaciel Maia
1 de 1 Agaciel Maia - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) inocentou os deputados distritais Agaciel Maia (PR) e Professor Israel Batista (PV). Eles eram acusados pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) de terem dado parecer favorável, sem cumprir requisitos legais, a projetos de renúncia fiscal na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa. Segundo o MPDFT, R$ 480 milhões teriam sido deixados de ser arrecadados.

De acordo com a defesa feita pela Procuradoria Geral da Câmara Legislativa, Agaciel e Professor Israel Batista estavam cumprindo seu papel como parlamentares, e a denúncia do MPDFT invade as prerrogativas de função dos parlamentares de legislar.

A sustentação foi acatada pelo juiz de primeira instância André Silva Ribeiro, da 1ª Vara de Fazenda Pública, no dia 30 de agosto, que considerou a denúncia improcedente.

Em 4 de setembro, o deputado Rafael Prudente (MDB) também foi inocentado pelo relator do caso, desembargador Sérgio Rocha, que foi seguido pelo colegiado. Ele havia sido acusado de dar parecer favorável a renúncia fiscal que, no entendimento do MPDFT, era irregular.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?