metropoles.com

Adams compara Nardes com Moro para criticar ministro do TCU

Advogado-Geral da União citou o juiz da primeira instância nas investigações da Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Valter Campanato/ Agência Brasil
Valter Campanato/ Agência Brasil
1 de 1 Valter Campanato/ Agência Brasil - Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Logo após protocolar oficialmente no Tribunal de Contas da União (TCU) o pedido de afastamento do relator das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff, o Advogado-Geral da União (AGU), Luis Inácio Adams, fez uma comparação entre Augusto Nardes, o relator no TCU, e o juiz Sérgio Moro, que julga na primeira instância as investigações da Operação Lava Jato.

“O tribunal é instância técnica, tenho defendido isso. Esse dirigismo que está na condução do relator não é permitido. Por que o juiz não pode falar com meios de comunicação sobre processos que conduz? Porque reduz a parcialidade. Vamos usar o exemplo do juiz Moro, que só fala nos autos”, disse Adams. Sobre Moro, Adams afirmou também que “ele só fala nos processos, nos despachos, nos autos”.

No pedido, o governo argumenta que Nardes antecipou seu voto em declarações à imprensa, constrangendo outros ministros da Corte. A Lei da Magistratura proíbe que um juiz se manifeste sobre casos que estão sob sua análise.

O ministro da AGU disse que espera que o Tribunal de Contas afaste Nardes do caso e escolha novo relator para o processo de análise das contas de 2014. Isso postergaria a realização do julgamento, que está marcado para a próxima quarta-feira, 7.

Na última sexta-feira, Nardes liberou o parecer prévio de seu voto, que recomenda a rejeição das contas do governo por causa de distorções como as “pedaladas fiscais”. Também o Ministério Público de Contas (MPC) fechou parecer pela reprovação das contas federais.

Sobre o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, que recebeu o pedido oficial das mãos de Adams, o ministro de Dilma afirmou que “Cedraz entende a gravidade do que está sendo apresentado a ele”

Questionado sobre a possibilidade de levar esse mesmo pedido de suspeição de Nardes como relator ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso o TCU não aceite os argumentos do governo, Adams disse que “recorrer a instâncias superiores da justiça é algo previsto”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?