“Acho difícil compor uma chapa com Rollemberg”, declara Joe Valle
Há um histórico de insatisfação de integrantes do PDT com o atual chefe do Executivo. Distritais sofreram represália após saída da base
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e articulador do PDT-DF, Joe Valle mostra-se em sintonia com colegas de partido. Ele também demonstrou aversão a uma das possibilidades ventiladas neste cenário pré-eleitoral: uma possível aliança pedetista com o governador do DF e pré-candidato à reeleição ao Palácio do Buriti, Rodrigo Rollemberg (PSB).
Há um histórico de insatisfação dos pedetistas com o atual chefe do Executivo local. Os deputados da sigla com assento na CLDF sofreram represália quando a legenda desembarcou da base governista.“Acho difícil compor uma chapa com Rollemberg”, disse Joe Valle. Para o parlamentar, o socialista “perdeu a chance, em 2016, de ter o PDT do lado”. Presidente nacional da legenda, Carlos Lupi já havia declarado ao Metrópoles que o PDT foi “desprezado” por Rollemberg.
O distrital Cláudio Abrantes (PDT) acredita que uma possível coligação com o PSB seria complicada de explicar ao eleitor. “Como o partido que rompeu há meses com o governo, com críticas pesadíssimas sobre a atuação [de Rollemberg] e os compromissos com a população, agora vai pedir para ficar mais quatro anos?”, questionou.
Aceno para Frejat
Joe Valle reforça preferir estar ao lado do ex-secretário de Saúde e pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Jofran Frejat (PR). O distrital, no entanto, lembra que os desejos dependem ainda de acertos partidários para se tornarem realidade.
O grande obstáculo é que, do lado de Jofran Frejat, as duas vagas para a disputa ao Senado – em uma das quais Joe está de olho – já estão praticamente ocupadas. O deputado federal Alberto Fraga (DEM) conquistou uma, e a outra deve ser do ex-governador e ex-senador Paulo Octávio (Progressistas).
Um outro fator a se levar em conta são as construções das chapas em âmbito nacional: o PDT tem flertado com o PSB. No entanto, há um entendimento da Executiva Nacional pedetista de que cada região apresenta um contexto diferente e, por isso, deve optar pela melhor conjuntura política. Joe Valle espera chegar a um acordo interno sustentado nesse fato.
Mais prazo
O deputado vai sugerir adiar para 30 de junho a decisão sobre o rumo do partido nas eleições distritais. Antes, o prazo era até 15 de junho. O assunto pautará a reunião da Executiva local, marcada para a noite desta terça-feira (19/6).
Por outro lado, o presidente do PSB-DF, Tiago Coelho, destaca que o diálogo continua, pois a resolução deverá ser tomada no cenário nacional. “Essa decisão vai acabar acontecendo em uma cena mais ampla do que [pretende] o presidente da CLDF. Ela passa por ele, com certeza, mas também por outros atores”, concluiu.