Poliomielite: apenas 4,5% do público-alvo foi imunizado no Distrito Federal
Cerca de 7,3 mil crianças foram vacinadas. SES reforça a necessidade de manter a população protegida, especialmente o público infantil
atualizado
Compartilhar notícia
Iniciada em 5 de outubro, a campanha de vacinação contra a poliomielite, vírus que pode causar paralisia, vacinou 7.314 crianças menores de 5 anos, o que representa 4,5% do público-alvo a ser imunizado.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a procura está baixa. A meta é imunizar 95% da população dessa faixa etária. No DF, estima-se que haja cerca de 160 mil crianças com menos de 5 anos.
“As salas de vacina estão preparadas para receber as crianças com toda a segurança que o momento de pandemia exige”, assegura o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
“É importante os pais levarem seus filhos para protegê-los contra a poliomielite. E, aproveitando a oportunidade, a equipe da área de imunização vai verificar se há alguma pendência na caderneta de vacinação e completar as doses”, destaca Osnei.
De acordo com os dados obtidos nas Regiões de Saúde, até o momento, a menor cobertura está entre as crianças de 3 anos a 4 anos incompletos. Nessa faixa, foram vacinadas 1.783 meninos e meninas, o que corresponde a uma cobertura de 4,5%. A procura foi maior entre aquelas de 1 ano até 2 incompletos, com 2.033 vacinados — cobertura de 4,6%.
Poliomielite
No DF, a série histórica dos últimos 20 anos da cobertura da vacina contra a poliomielite em menores de 1 ano mostra uma tendência de queda, sendo que, em 2015 e de 2017 a 2019, a meta de cobertura não foi atingida (95%).
De janeiro a abril de 2020, a cobertura foi de apenas 67,3%. No mesmo período de 2019, 89,2%.