metropoles.com

Policial que escoltava juiz dispara em unidade do socioeducativo no DF

O tiro, para o alto, ocorreu quando dois adolescentes caminhavam fora das celas e teve objetivo de alertá-los, segundo a Secria-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura/Agência Brasília
Unidade de Internação de Santa Maria (UISM)
1 de 1 Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Um policial civil do Distrito Federal disparou arma de fogo dentro de uma unidade de internação do sistema socioeducativo em Santa Maria (Uism). Ele fazia a segurança de um juiz eleitoral responsável pela votação no local quando atirou para o alto para conter uma suposta tentativa de fuga de dois adolescentes.

O incidente ocorreu por volta das 14h30 do último dia 7, logo depois que os internos votaram. Ninguém se feriu, pois, segundo a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secria-DF), o policial atirou para o alto, com o objetivo de alertar a dupla.

A pasta afirmou, também, que os rapazes não tentaram escapar da Uism, apenas estavam fora de celas e passaram pelo magistrado. A versão da Polícia Civil difere: a corporação disse que “os adolescentes tentaram empreender fuga”.

“Então, os policiais deram comando para que os internos parassem de correr e se deitassem no chão. Porém, os adolescentes desobedeceram à ordem e continuaram a se movimentar na direção do magistrado. Como forma de advertência e para resguardar a integridade física dele, bem como para evitar possível fuga dos internos, os agentes da PCDF efetuaram dois disparos de arma de fogo para o alto, logrando êxito em conseguir frear o avanço dos adolescentes”, disse a PCDF.

O disparo de arma de fogo nessas unidades é proibido pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Inclusive, pelos agentes socioeducadores. Nesse tipo de situação, o portador da arma deve deixá-la em um departamento de segurança.

Ainda de acordo com a Secria, havia 723 internos na Uism e uma urna eleitoral no momento do incidente. A pasta disse também que, após o disparo, os menores foram contidos por agentes socioeducativos e retornaram às celas.

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) afirmou que o juiz escoltado é servidor da Corte local. O incidente, segundo o corregedor eleitoral, “está sob apuração”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?