metropoles.com

Polícias vão assinar protocolo de segurança para ato alusivo ao 8/1

Polícia Federal, PM do DF e PRF vão se responsabilizar pela segurança em evento em defesa da democracia em Brasília, segundo Ricardo Capelli

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
PMs - Metrópoles
1 de 1 PMs - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

As polícias Federal (PF), Militar do Distrito Federal (PMDF) e Rodoviária Federal (PRF) vão assinar protocolo assumindo responsabilidade pela segurança em evento alusivo ao 8 de Janeiro. A assinatura está prevista para 4 de janeiro, de acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli,

Em  8 de janeiro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, vão participar de um ato em defesa da democracia, em Brasília.

A solenidade tem como objetivo registrar o marco de um ano após os atos antidemocráticos ocorridos em 2023. Na ocasião, apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram os edifícios-sede do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

Em entrevista ao programa Repórter Brasil, da TV Brasil, Cappelli disse que os setores de inteligência policial continuam monitorando eventuais tentativas de abalo à segurança do evento. Segundo o ministro, até momento, não há nenhuma informação que indique “alguma preocupação adicional”.

“No dia 4 [de janeiro], nós vamos assinar um protocolo de ações integradas com cada polícia assumindo suas responsabilidades. Eu tenho muita confiança de que no dia 8 nós vamos realizar um ato histórico, um ato de celebração da democracia revigorada, com absoluta segurança e tranquilidade”, afirmou.

Monitorar movimentação

Na terça-feira (26/12), Capelli afirmou que as forças de segurança do país monitoram “qualquer movimentação atípica relacionada a atos que ameacem os Poderes” em 8 de janeiro de 2024, data em que o governo realizará um ato em defesa da democracia.

A afirmação ocorreu após o ministro em exercício fazer primeira reunião com os chefes das áreas de segurança pública envolvidos na cerimônia, no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do DF. O ato também reuniu lideranças das forças de segurança da Esplanada dos Ministérios, bem como a Polícia Legislativa.

Após o encontro, Capelli garantiu que, até o momento, “não há nada que gere preocupação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?