metropoles.com

Polícia prende duas pessoas por fraudar Cartão Material Escolar no DF

Operação identificou desvio de finalidade em papelaria de Santa Maria. Beneficiária e dono da loja foram autuados e detidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
material escolar
1 de 1 material escolar - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Policiais da Coordenação de Repressão a Crimes contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf) prenderam duas pessoas por desvios e uso irregular do Cartão Material Escolar no Distrito Federal. Durante operação realizada nesta quinta-feira (02/05/2019), os agentes flagraram, em Santa Maria, uma beneficiária de 32 anos usando os R$ 640 do auxílio para comprar produtos não permitidos, como cestas de roupa.

Tanto a mulher, usuária do cartão, como o proprietário do estabelecimento comercial foram autuados em flagrante e levados à Penitenciária Feminina do Distrito Federal e à carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE), respectivamente.

As prisões ocorrem no mesmo dia em que o governador, Ibaneis Rocha (MDB), determinou a investigação sobre fraudes, desvios e uso irregular do Cartão Material Escolar, benefício disponibilizado com dinheiro público para a população carente. Os recursos públicos são destinados a 69 mil alunos inscritos no Programa Bolsa Família.

Indignação
No início da tarde desta quinta, Ibaneis Rocha utilizou as redes sociais para criticar quem tenta usar o benefício irregularmente. A postagem do governador mostra o anúncio de uma pessoa que tenta vender crédito do cartão.

“Alguém se interessa em comprar crédito do Cartão Material Escolar? O meu veio R$ 1.060. Não consegui gastar tudo e só tem 45 dias para usar”, diz o post.

Ao Metrópoles, Ibaneis informou a abertura de investigação e disse que não vai permitir nenhum tipo de fraude ou desvio no programa. “Vamos coibir com muita força. A população queria muito esse programa, as regras não podem ser desvirtuadas”, enfatizou.

Sobre o caso específico, o governador afirmou ter encaminhado denúncia à Polícia Civil para apuração. “Não sei quem é essa pessoa, mas vamos procurar de onde partiu”, completou.

O diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, também falou sobre a denúncia. “Assim que recebemos a demanda, abrimos a investigação imediatamente, e o resultado veio rapidamente, com as duas prisões em flagrante. Não vamos deixar que o programa seja desvirtuado”, advertiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?