PM convoca 2.133 policiais para evitar confrontos em manifestação na Esplanada
Tropa tem apoio de 70 viaturas, além da cavalaria e de cães. Trânsito está interditado a partir da Rodoviária desde a madrugada deste domingo (13/3). Manifestantes começam a chegar e são revistados
atualizado
Compartilhar notícia
O ponto de ebulição a que chegou o cenário político brasileiro promete ferver ainda mais com as manifestações que ocorrem em todo país neste domingo (13/3). Em mais de 110 cidades brasileiras estão confirmados protestos. A possibilidade de confrontos obrigou as forças de segurança do Distrito Federal a deixar um batalhão de prontidão na Esplanada dos Ministérios. Ao todo, foram convocados 2.133 policiais militares para atuar entre a Torre de TV e o Palácio do Planalto. Uma frota de 70 viaturas circula pela região com o apoio do Regimento de Patrulhamento Montado (RPMon) e do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães).
Os manifestantes começaram a chegar por volta das 8h30. Para reduzir a possibilidade de atos de vandalismo na área da Esplanada dos Ministérios, a Polícia Militar está fazendo revistas pessoais (foto) com detectores de metais nos pontos de acesso e em trechos do trajeto. O esquema adotado é muito semelhante ao da Copa do Mundo de 2014. A PM trabalha com a possibilidade de até 110 mil pessoas passarem pela manifestação.O ponto de encontro dos manifestantes é o Museu da República. A concentração ocorre entre às 8h e 10h. Por conta disso, a Esplanada está interditada desde as 0h deste domingo, nos dois sentidos. Também haverá esquema reforçado de policiamento. De acordo com a polícia, as alterações no trânsito no centro de Brasília têm como objetivo garantir a ordem pública e a segurança das pessoas.
Os manifestantes não vão poder carregar objetos de vidro cortantes, fogos de artifício, hastes para bandeiras ou usar máscaras. Também estão na lista de recomendações do governo: não estacionar em local proibido; identificar crianças com crachás ou pulseiras; evitar exposição de aparelhos celulares e outros objetos de valor; não ingerir bebidas alcoólicas; e se proteger do sol com uso de protetores e ingestão de água.
A movimentação na área central de Brasília é acompanhada a partir do Centro de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado Secretaria de Segurança Pública. Na estrutura, dirigentes da SSP, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Detran, além de outros órgãos do governo, poderão tomar decisões em tempo real e de forma integrada sobre as ocorrências na área central. O CICCR foi aberto às 7h e funcionará até a dispersão dos manifestantes.
O temor de que as manifestações pró e contra o governo federal resultassem em confrontos levou a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social a notificar o PT-DF na quinta (10) para que cancelasse um evento em apoio à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula na Torre de TV. Depois de informarem que o evento estava mantido, o partido decidiu cancelá-lo.