metropoles.com

Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Acrônimo

Um dos 10 alvos de condução coercitiva é Benedito Neto, o Bené, apontado como operador do governador de Minas, Fernando Pimentel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Policiais federais
1 de 1 Policiais federais - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou a 11ª fase da Operação Acrônimo na manhã desta quinta-feira (27/10). A ação investiga um suposto esquema de corrupção envolvendo o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). Mandados de busca e apreensão autorizados pelo juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, foram cumpridos no Distrito Federal, em Belo Horizonte, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A operação está focada em dois inquéritos policiais, que apuram episódios distintos. Um deles refere-se à cooptação e pagamento de vantagens indevidas para que uma empresa de publicidade elaborasse campanhas educativas dos ministérios da Saúde, das Cidades e do Turismo, entre 2011 e 2012.

O outro episódio refere-se à suposta fraude em licitação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vencida pela Gráfica Brasil, de propriedade de Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, um dos alvos da 11ª fase da Acrônimo, deflagrada nesta quinta. Posteriormente, o Ministério da Saúde utilizou a mesma ata fraudada.

Mirelle Pinheiro/ Metrópoles
Viatura da Polícia Federal no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) nesta quinta-feira (27/10)

 

As ações da PF são um desdobramento da investigação que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado relator do caso determinou o encaminhamento de parte da apuração à Justiça Federal de primeira instância, por não envolver investigados com prerrogativa de foro naquela Corte. O grupo que é alvo da operação desta quinta é acusado de atrapalhar as investigações.

Um dos 10 alvos de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a depor) é Bené, apontado como operador do governador Fernando Pimentel. No total, a Justiça emitiu 20 mandados, 10 de condução coercitiva e 10 de busca e apreensão. Bené já havia sido preso na operação em 15 de abril e fechou acordo de delação premiada para reduzir sua pena.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?