Polícia Civil resgata cães trancados por um mês e meio em casa no DF
Dois cães adultos e dois filhotes foram resgatados em casa de Samambaia Sul. PCDF encontrou bichos em imóvel abandonado e repleto de fezes
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgatou, nessa segunda-feira (2/12), quatro cães que estavam abandonados em uma casa na QR 514 de Samambaia Sul.
Os cães – dois adultos e dois filhotes – estavam trancados havia ao menos um mês e meio. A única alimentação disponível para os bichos era fornecida por vizinhos, por baixo do portão da casa onde os bichos estavam.
No momento do resgate, os policiais notaram que o imóvel estava totalmente abandonado, bem como repleto de fezes e sujeira.
Veja imagens dos animais e da residência:
Os apresentavam sinais graves de desnutrição, febre e desidratação, além de estarem com pulgas e vermes. “Um deles exibiu sintomas neurológicos indicativos de cinomose, doença viral altamente debilitante”, comunicou a PCDF.
Os animais foram levados para o Hospital Veterinário Público de Taguatinga (HVep), que prestou os primeiros socorros. Depois, eles ficarão disponíveis para adoção responsável.
“Os animais receberam atendimento médico veterinário e ficarão em um lar temporário, com uma pessoa física. Posteriormente, serão colocados para adoção”, afirmou ao Metrópoles o delegado-chefe da da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), Jônatas Silva.
A PCDF identificou o dono da casa e informou que ele será indiciado pelo crime de maus-tratos contra animais, cuja pena varia de 2 a 5 anos de prisão, além de prever multa e a proibição de ter a guarda de bichos.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo 197, pelo WhatsApp (61) 986-261-197, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou pela Delegacia Eletrônica.