Polícia Civil registrou 27 ocorrências de crimes durante posse de Lula
Entre as ocorrências registradas nesse domingo (1º/1) durante a posse de Lula estão furto de celular, porte de arma branca e crime eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou 719 ocorrências no primeiro dia de 2023. Desse total, 27 casos ocorreram durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no centro de Brasília, entre 11h e 18h.
As ocorrências foram registradas de forma on-line, por meio da Delegacia Eletrônica, e em quatro delegacias do DF. Confira os números:
- 9 na delegacia eletrônica;
- 1 na Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf);
- 1 na a 1ª DP (Asa Sul);
- 15 na 5ª DP (Área Central);
- 1 na 38ª DP (Vicente Pires).
Entre os crimes registrados na posse estão furto de celular, furtos diversos, porte de arma branca e crime eleitoral.
Bombeiros
Já o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) empregou 900 profissionais, 50 viaturas e uma aeronave na operação da posse de Lula. Até as 18h desse domingo, bombeiros fizeram 163 atendimentos pré-hospitalares no centro de Brasília.
Do total, cinco pessoas foram levadas para o hospital, 34 para o Posto Médico do Samu e os demais tiveram atendimento finalizado no local.
As características das ocorrências foram de caráter clínico: pressão alta, desidratação, mal estar devido ao calor e outros que não exigiam intervenção médica. Para refrescar o público, o CBMDF promoveu neblinas d’água em quem estava presente na Esplanada.
PRF-DF
A Polícia Rodoviária Federal do DF (PRF-DF), por sua vez, prendeu 17 pessoas neste último final de semana. Foram 930 veículos fiscalizados e 627 testes do bafômetro feitos.
A PRF ainda autuou 38 pessoas por alcoolemia, 37 por falta de cinto de segurança e 25 por andar com crianças sem cadeirinha no veículo.
Houve 15 acidentes, sendo dois graves. Uma pessoa morreu.
Incidentes relacionados à posse
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, houve ainda quatro incidentes relacionados à posse presidencial. Pouco antes de meio-dia, a Operação Petardo foi acionada para verificar uma sacola plástica suspeita, na Estação 108 Sul. A ameaça de bomba foi descartada pelos policiais militares do Esquadrão de Bombas, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
No período da manhã, durante revista do público que chegava à Esplanada, um homem foi detido e encaminhado à delegacia por porte de faca e fogos de artifício.
No início da tarde, uma mochila foi encontrada nas imediações da Praça dos Três Poderes. A Operação Petardo foi novamente acionada. Por volta das 16h, uma mochila sem identificação do proprietário foi localizada próximo ao Ministério da Aeronáutica. Por precaução, ambos os objetos foram removidos e detonados pelo Bope.
Em nenhum dos dois casos foi confirmada a presença de material explosivo.