metropoles.com

Polícia Civil prende em SP integrante do PCC que gerenciava crimes no DF

Em parceria com a Polícia Civil do estado de São Paulo, a corporação localizou e prendeu o suspeito, de 26 anos, em Piracicaba, nesta sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/ Divulgação
Membro do PCC é preso em SP
1 de 1 Membro do PCC é preso em SP - Foto: PCDF/ Divulgação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com apoio da Polícia Civil do estado de São Paulo, prendeu, nesta sexta-feira (6/11), um homem, de 26 anos, apontado como responsável por grande parte do controle e gerenciamento de atividades criminosas atribuídas à facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), em atuações no DF.

Segundo as apurações desenvolvidas pela Divisão de Repressão às Facções Criminosas (DIFAC/DECOR), o suspeito participava dos direcionamentos dados aos diversos setores funcionais do PCC, como a venda de drogas e comunicação com faccionados presos. Ele também era responsável pela incorporação de novos integrantes na facção, o que é denominado por eles como “batismo”.

2 imagens
1 de 2

PCDF/ Divulgação
2 de 2

PCDF/ Divulgação

Preso em Piracicaba (SP), o jovem estava foragido desde a Operação Anastasys, deflagrada em agosto. Era da cidade paulista que ele fazia o gerenciamento dos crimes na capital federal.

A operação policial que acabou na prisão do suspeito ocorreu por volta do meio-dia desta sexta-feira e contou com a participação de 10 policiais das policiais civis do Distrito Federal e de São Paulo. Na ocasião, além da prisão do investigado, foi localizado e apreendido caderno com anotações contendo possíveis referências da sua atividade no PCC.

Anastasys

A Operação Anastasys foi deflagrada pela Divisão de Repressão a Facções Criminosas (Difac), da Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor), como o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, e cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

De acordo com a investigação, o PCC continua tentando se estabelecer no Distrito Federal, por meio da criação de duas células distintas de atuação denominadas “Feminina” e “Masculina”, lideradas, respectivamente, de forma independente, por uma mulher e um homem, cuja função de ambos é nominada pelo grupo como “Geral do Estado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?