Polícia Civil apreende 57 galos de rinha durante operação
Aves foram resgatadas durante Operação “Galo de Briga”. Responsáveis foram autuados por maus-tratos
atualizado
Compartilhar notícia
A Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema) desencadeou, nessa quarta-feira (28/11), a Operação “Galo de Briga”, para coibir crimes de maus-tratos contra animais. A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Durante a busca realizada em uma chácara do Núcleo Rural Ponte Alta (Gama), foram resgatados 57 galos combatentes.
As aves eram colocadas sobre um “tambor”– uma espécie de ringue para luta e treinamento. Foram apreendidos remédios, balanças, um caderno com nome de pessoas e valores de apostas, seringas, biqueira, esporas, bico metálico, buchas e cronômetro.
“Os animais tinham sinais de maus-tratos, pois estavam com as esporas, barbelas, brincos e cristas amputadas. Alguns apresentavam as penas arrancadas em regiões específicas, tais como coxas, peito e pescoço”, relata o delegado adjunto da Dema, Flávio Marcondes.
Duas pessoas identificadas como responsáveis pela chácara foram conduzidas à Dema e autuadas em flagrante pelo crime de maus-tratos contra animais. Ambos foram liberados após assinar os Termos de Compromisso de Comparecimento à Justiça.