Podcasts e vídeos: projeto incentiva dançarinos a ocuparem áreas do DF
Nove ex-alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentarão performances e episódios de podcasts sobre temas de monografia
atualizado
Compartilhar notícia
O projeto Transcrições Coletivas Coreográficas apoia nove artistas licenciados em dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que terão a oportunidade de produzir performances com os temas escolhidos nas respectivas monografia do curso. Ao longo dos próximos quatro meses serão apresentadas, nas redes sociais e no site oficial do programa, as produções dos trabalhos acadêmicos em forma de vídeo e podcast.
A ideia do projeto surgiu após a professora de dança do IFB Cínthia Nepomuceno Xavier perceber que alguns ex-alunos, apesar de formados, não conseguiam viver da dança. O objetivo da docente era que os artistas pudessem reapresentar performances e conquistar novos espaços artísticos. A proposta foi aprovada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.
“Muitos desejam dançar profissionalmente, mas não têm condições de se dedicar exclusivamente à atuação nos palcos. Um dançarino contemporâneo não tem muitas opções no país, não existem muitas companhias profissionais, a cultura está sucateada”, comentou Cínthia.
Com o programa, a professora conta que cada dançarino terá a oportunidade de desenvolver novas interpretações artísticas, além de estimular a inclusão de outras pessoas que queiram ingressar na profissão artística. Os integrantes também terão a oportunidade de refletir sobre a possibilidade de iniciar um mestrado e dar continuidade à carreira acadêmica.
Veja quais são os temas das monografias dos 9 artistas selecionados:
- Histórias em Planaltina e de minha formação docente;
- Reflexões sobre o ensino da dança na educação infantil;
- Considerações sobre a indústria cultural;
- A experiência de pesquisa e inserção de danças de matrizes negras na escola;
- A cultura popular brasileira através da linguagem da dança;
- Entre as faces de um povo centenário: os processos coreográficos e a prática artística das transições
Cia de Dança e Artes; - A licenciatura em dança como recurso para ampliar as possibilidades do ensino e do aprendizado da dança do ventre;
- Pertencer: desvendando um processo colaborativo de dança contemporânea;
- O desafio do ensino da dança para turmas heterogêneas em academias de dança e escolas particulares de Brasília.
Como acompanhar as performances
As apresentações das performances em vídeos e os temas debatidos em podcasts serão publicados no canal do projeto no YouTube. Também é possível acompanhar todas as novidades do projeto pelo perfil do Instagram no link.