metropoles.com

Pnad: taxa de desocupação no DF segue estável, mas é 3ª maior do país

Porcentagem de pessoas em idade para trabalhar, mas desempregadas ficou em 9,7% no segundo trimestre deste ano, segundo a Pnad Contínua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
6x1 Foto colorida de cidadão com carteira de trabalho em mãos em busca de vagas de emprego - Metrópoles
1 de 1 6x1 Foto colorida de cidadão com carteira de trabalho em mãos em busca de vagas de emprego - Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

No segundo trimestre deste ano, a taxa de desocupação do Distrito Federal – a porcentagem de pessoas em idade para trabalhar, mas desempregadas – ficou em 9,7%. Apesar de ficar estável quando comparada ao mesmo período do ano passado, o índice foi o terceiro maior do país.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (15/8). O estudo mostrou, ainda, que 174 mil pessoas estavam sem emprego na capital federal no intervalo considerado.

Ainda considerados os meses de abril a junho, em nível nacional, a taxa de desocupação no Brasil ficou em 6,9%. No período, 2,6 milhões de pessoas representavam a população economicamente ativa (PEA), das quais 1,6 milhão (61,8%) estavam ocupadas – que também ficou estável na comparação com o mesmo período de 2023.

Informalidade

A maior quantidade de ocupados no Distrito Federal, no segundo trimestre de 2024, era de trabalhadores do setor privado (50,1%), seguido por empregados no setor público (19,3%) e pelos autônomos (19,2%).

Dos 309 mil que trabalhavam por conta própria, a maioria (216 mil) não tinha registro de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que levou a uma taxa de informalidade de 29,8% da população ocupada no DF, segundo a Pnad.

O índice da informalidade, porém, foi o segundo menor entre as 27 unidades da Federação do país, atrás apenas de Santa Catarina (27,1%).

Apesar disso, o rendimento médio mensal da população ocupada no Distrito Federal se manteve em primeiro lugar na comparação com o restante do Brasil, devido a uma média salarial verificada de R$ 5.154. A quantia não variou significativamente em relação ao resultado do mesmo período de 2023.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?