metropoles.com

PMs foram “encaminhados para emboscada”, diz interventor a distritais

Realizado no Ministério da Justiça, o encontro foi usado para tratar de temas como a duração da intervenção e novos protocolos de segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tiago Oliveira/Gabinete Doutora Jane
cldf int 1
1 de 1 cldf int 1 - Foto: Tiago Oliveira/Gabinete Doutora Jane

Deputados distritais e o interventor da segurança pública no Distrito Federal, Ricardo Cappelli, tiveram reunião nesta segunda-feira (23/1), cuja finalidade era tratar de temas como a duração da intervenção e os novos protocolos de segurança. O encontro foi realizado no Ministério da Justiça.

O interventor disse, durante a conversa, que os policiais militares atuantes no dia 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios foram “encaminhados para uma emboscada” e revelou que o relatório a ser entregue até quarta-feira (25/1) ao ministro Alexandre de Moraes mostra diversos problemas na operacionalização das tropas.

Presidente da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Doutora Jane (Agir) pediu a individualização das responsabilidades dos atos antidemocráticos ocorridos no último dia 8. “Precisamos manter nossa referência de que temos as melhores polícias do Brasil, e as apurações devem apontar isso. As indicações do relatório serão muito importantes para as corporações”, disse.

3 imagens
1 de 3

Tiago Oliveira/Gabinete Doutora Jane
2 de 3

Tiago Oliveira/Gabinete Doutora Jane
3 de 3

Tiago Oliveira/Gabinete Doutora Jane

Os parlamentares também devem ter acesso ao documento, e uma reunião da Comissão de Segurança pode ser solicitada em caráter extraordinário caso seja necessário.

Também presente no encontro, o vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), afirmou que a reunião serviu para tranquilizar. “Cappelli disse que a partir do dia 1º terá cumprido a missão dele, e o DF voltará a ter comando da Segurança Pública. O próximo secretário será escolhido pelo próprio GDF, e o único pedido foi uma pessoa com boa interlocução com o Governo Federal”.

Também representaram a Comissão de Segurança o deputado Hermeto (MDB) e o assessor do deputado Roosevelt Vilela (PL), Rodney Freire. Ambos são membros titulares da comissão. Outros deputados que acompanharam a reunião foram Eduardo Pedrosa (União), Gabriel Magno (PT), Paula Belmonte (Cidadania) e Dayse Amarilio (PSB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?