PMs e bombeiros aprovados em concurso são convocados: veja lista
A admissão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira, após um início de ano com índices altos de violência
atualizado
Compartilhar notícia
A onda de violência no Distrito Federal — de acordo com o (M)Dados, núcleo de jornalismo de Dados do Metrópoles, a cidade teve um início de ano mais violento que em 2019 — fez com que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgasse, nesta quarta-feira (11/03), a lista com a convocação ao curso de formação de praças da Polícia Militar do DF e bombeiros. A admissão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF).
A convocação de 750 aprovados no concurso da PMDF foi feita através de live na terça-feira (10/03). A transmissão ao vivo pelo Instagram também anunciou o chamamento de 355 novos bombeiros.
“Tenho certeza que os novos PMs farão a diferença aos demais que já integram a força no DF. A PMDF tem todo o interesse na incorporação desses candidatos o quanto antes, mas é importante ressaltar que temos etapas a serem vencidas”, afirmou o comandante da PM, coronel Julian Rocha Pontes, após a transmissão.
Confira lista de convocados da PMDF e CBMDF by Metropoles on Scribd
“Agora, recuperamos os ingressos anuais na corporação. É um benefício para a sociedade. Estamos convocando 355 candidatos com autorização do governador”, comemorou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Lisandro Paixão.
O secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, ressaltou que “a reposição dos quadros dos efetivos faz parte do compromisso do GDF”. “Só assim conseguiremos melhorar a sensação de segurança das pessoas”, ressaltou.
Números
Em janeiro e fevereiro, em números gerais, houve um aumento de 2,12% no registro de boletins de ocorrência, mas a contabilização dos crimes intencionais contra a vida mostra uma diferença maior nos principais indicadores. Nos dois primeiros meses de 2020, houve crescimento de 23,44% nas taxas de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Em 2020, ocorreram 70 homicídios, em comparação ao mesmo período de 2019. Esse índice vinha caindo ano a ano, mas voltou a subir. Os latrocínios passaram de 4 para 9 casos. Além disso, as estatísticas mostram que o Plano Piloto tem a maior taxa de crimes por habitante no DF.