metropoles.com

PMDF retoma atendimento para dependentes autistas em plano de saúde

Corporação havia cancelado a cobertura desse tipo de tratamento na última segunda-feira (6), mas voltou atrás uma semana depois

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDF / Divulgação
Hospital-da-PMDF
1 de 1 Hospital-da-PMDF - Foto: PMDF / Divulgação

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) retomou nesta segunda-feira (13/6) a cobertura de atendimento psicoterápico para dependentes e pensionistas dos beneficiários do plano de saúde da corporação. O atendimento havia sido interrompido na última segunda-feira (6/6), após decisão da força ser divulgada em circular.

“A PMDF informa que está sendo restabelecida, a partir da presente data (13), as emissões de guias para atendimentos na especialidade de psicoterapia aos dependentes e pensionistas de policiais militares”, afirmou a PMDF em nota enviada a reportagem (leia a nota completa no fim da matéria).

Plano de Saúde da PMDF suspende atendimento para dependentes autistas

Metrópoles mostrou que o cancelamento de emissões deste tipo de tratamento prejudicou em especial crianças com transtorno do espectro autista. Segundo familiares de policiais militares, um dia sem tratamento prejudica todo o progresso desses pacientes.

3 imagens
A interrupção da cobertura também coloca em risco o tratamento de Gabriel, filho da funcionária pública Mírian
Segundo Mírian, grande parte das famílias não tem dinheiro para pagar pelas consultas para depois pedir o ressarcimento
1 de 3

Com a suspensão da cobertura do plano de saúde da PMDF, Juliana teme que o filho Matheus perca os avanços do tratamento para o autismo

Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

A interrupção da cobertura também coloca em risco o tratamento de Gabriel, filho da funcionária pública Mírian

Material cedido ao Metrópoles
3 de 3

Segundo Mírian, grande parte das famílias não tem dinheiro para pagar pelas consultas para depois pedir o ressarcimento

Material cedido ao Metrópoles

A suspensão da cobertura para as famílias dos policiais repercutiu entre parlamentares ligados à PMDF, a exemplo do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL) e o líder do governo na CLDF, Hermeto (MDB). Vilela enviou ofício cobrando a retomada da cobertura. Enquanto, Hermeto conversou com o Comando-Geral em busca da solução do problema.

A decisão da corporação de interromper o tratamento também foi criticada por especialistas. Segundo o psiquiatra e professor da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Sodré, o tratamento psicoterápico, quando bem indicado, é fundamental no processo de recuperação de vários transtornos mentais.

“Quando interrompido ou não fornecido, pode acarretar piora da resposta a eventuais tratamentos farmacológicos, risco maior de recaída, de cronificação do quadro, piora da funcionalidade do sujeito, inclusive com perdas econômicas diretas e indiretas”, explicou.

De acordo com o especialista, a suspensão do atendimento pode culminar em mais gastos com tratamentos médicos, internações, resposta parcial aos tratamentos, diminuição da capacidade laboral, sobrecarga de familiares, entre outros problemas.

Veja a nota completa da PMDF:

“Em razão dos esforços do Comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Pereira, a PMDF informa que está sendo reestabelecida, a partir da presente data (13), as emissões de guias para atendimentos na especialidade de psicoterapia aos dependentes e pensionistas de policiais militares. As guias serão emitidas pela Seção de Atendimento ao Usuário – SAU, após a autorização de emissão realizada pelo Centro de Assistência Psicológica e Social – CAPS.”

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?