PMDF nega violência no Carnaval: “Foliões atacaram PMs e tinham gás”
Segundo Polícia Militar, alguns foliões teriam jogado garrafas contra PMs e um militar teria ficado ferido durante o sábado de carnaval
atualizado
Compartilhar notícia
Após ter sido criticada pelo suposto excesso de violência o Carnaval de Brasília na noite de sábado (18/2), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) afirmou em nota que os policias envolvidos foram atacados por foliões. A corporação disse ainda que apreendeu gás lacrimogênio com participantes de blocos (foto em destaque).
A Polícia Militar negou excesso de violência na segurança das festas na área central do DF. Segundo o comunicado, os policiais agiram pontualmente para controlar brigas entre foliões.
“A corporação também teve que fazer uso da força por conta de agressões contra policiais. Foram arremessadas garrafas contra os militares e um policial chegou a sofrer lesões na mão e joelho”, afirmou a instituição.
A Policia Militar ainda argumentou que recebeu denúncia de que foliões estariam usando gás lacrimogênio nos locais de grande concentração. “Uma unidade chegou a ser apreendida pelos policiais”, completou.
Violência e spray de pimenta
Pelas redes sociais, foliões criticaram a atuação de policiais militares durante o sábado de Carnaval na área central do DF. Além do suposto excesso de violência, alegaram uso desnecessário de spray de pimenta.
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa (CLDF) decidiu cobrar esclarecimentos sobre a conduta dos policiais durante o evento.
Leia a nota da PMDF na íntegra:
“Não há registro de nenhum caso que a PMDF teve que intervir fazendo uso de instrumentos de menor potencial ofensivo de maneira irregular. A corporação agiu em situações pontuais para encerrar vias de fato e impedir que foliões mais exaltados invadissem locais que já estavam fechados por atingirem capacidade máxima.
A corporação também teve que fazer uso da força por conta de agressões contra policiais. Foram arremessadas garrafas contra os militares e um policial chegou a sofrer lesões na mão e joelho.
A PMDF também recebeu denúncia que foliões estavam usando gás lacrimogênio nos locais de grande concentração. Uma unidade chegou a ser apreendida pelos policiais.”