metropoles.com

Caminhões-tanque são escoltados pela PM e seguem para os postos do DF

De acordo com a corporação, pelo menos 79 veículos já estão a caminho dos postos de gasolina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
caminhões-tanque
1 de 1 caminhões-tanque - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) escolta caminhões-tanque para abastecimento na base de distribuição da Petrobras, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), na manhã deste sábado (26/5). De acordo com a corporação, pelo menos 79 veículos já seguiram para os postos.

escassez deve continuar nas próximas horas. Por enquanto, poucos estabelecimentos têm sido reabastecidos, como o da 310 Sul e da QR 214 de Santa Maria. A quantidade ainda é considerada insuficiente para atender a todos, segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Distrito Federal (Sinpospetro-DF), Carlos Alves dos Santos.

Embora alguns postos tenham recebido combustíveis na noite de sexta (25), nem todos os 322 tiveram a reposição, de acordo com o sindicalista.

Segundo informações de um PM que atua na operação, as escoltas começaram com 20 viaturas. Com o aumento da demanda, porém, foi necessário o reforço de mais 10 carros.

Confira os caminhões-tanque a caminho do ponto de distribuição:

Protesto
Em frente à base da Petrobras, motoristas de caminhão e de vans escolares impediram por alguns minutos a saída de caminhões-tanque em um ato de protesto. Eles se ajoelharam na rua e cantaram versos conhecidos: “O povo, unido, jamais será vencido” e “Sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor”.

Ainda na manhã deste sábado (26), manifestantes tentaram bloquear a entrada dos veículos, mas a PMDF interviu. Por volta das 11h, as pessoas que participavam do ato forçaram os caminhões-tanque a dar volta em uma rotatória para acessar o ponto de abastecimento.

Veja o momento da manifestação:

Mais de R$ 80
Em um documento interno, a PMDF determina aos membros da corporação que abasteçam a viatura quando a quantidade de combustível chegar a meio tanque. É proibido abastecer em valor inferior a R$ 80. Além disso, antes de iniciar o serviço, é preciso fazer a inspeção a fim de verificar danos.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) já havia anunciado que, no âmbito do GDF, deve ser ser priorizado o abastecimento dos veículos de serviços essenciais à população, como os de saúde, segurança e limpeza.

Confira a determinação da PMDF:

Arquivo pessoal

Colaborou Ricardo Botelho

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?