PMDF coloca até 1.500 policiais a mais nas ruas neste fim de ano
Em coletiva, corporação afirma que serão 750 militares durante os dias úteis. Número aumentará nos fins de semana por causa das festas
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal terá reforço na segurança entre o último mês do ano e o início do próximo. Até 10 de janeiro, a Polícia Militar (PMDF) colocará 750 militares a mais nas ruas durante os dias úteis. Aos finais de semana, outros 1.500 homens e mulheres serão incorporados ao efetivo da corporação.
Segundo a PMDF, a operação visa garantir a segurança dos brasilienses durante o período das festas. Nessa época, há aumento dos chamados crimes de oportunidade, como furtos e roubos.
“A ação tem por objetivo resguardar a segurança dos compradores em grandes centros comerciais, como shoppings, feiras e na Rodoviária do Plano Piloto”, explicou o coronel Agrício.
Os militares deslocados para a operação integram funções administrativas na Polícia Militar ou fazem parte dos soldados em formação da corporação.
Os reforços no policiamento ocorrerão em locais com grande fluxo de pessoas, como comércios, feiras, shoppings e nas rodoviárias. As ações terão início às 4h da manhã e prosseguirão até 22h, conforme informado pela PM.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) também tem aumentado o efetivo nos fins de semana, de acordo com a coluna Grande Angular.
Nos últimos sábados e domingos, por exemplo, 220 profissionais reforçaram a segurança nas ruas do DF. A Operação Natal Seguro tem o intuito de reprimir a criminalidade em todas as regiões do DF, principalmente onde há maior circulação de pessoas, valores e mercadorias.
Outras forças
O Detran realiza a Operação Boas Festas, que começou no domingo (01/12/2019) e vai até 01 de janeiro de 2020. O objetivo é fiscalizar em dias, locais e horários estrategicamente mapeados para realizar flagrantes de alcoolemia.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) já está trabalhando com a Operação Período Chuvoso desde novembro. A atuação é para agir de forma preventiva na identificação e no monitoramento das áreas de risco.
Já a Defesa Civil tem a Operação São Nicolau. Os servidores vistoriam instalações elétricas de enfeites natalinos em shoppings, quadras comerciais e áreas externas de prédios residenciais. Tudo para reduzir riscos, como choques e incêndios.
A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) está com um esquema especial de segurança nas imediações dos presídios durante a saída temporária de Natal, que deve ocorrer entre os dias 23 e 26 de dezembro.