metropoles.com

PMDF: após ficarem 9 meses paradas, motos de R$ 6,4 mi começam a rodar

Os 112 veículos foram autorizados a circular depois de o Metrópoles mostrar que eles estavam se deteriorando com o tempo

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
motos
1 de 1 motos - Foto: Reprodução

As 112 motos que custaram R$ 6,4 milhões aos cofres da Polícia Militar do Distrito Federal e estavam paradas desde dezembro do ano passado já estão rodando pelas cidades do DF. Os veículos foram distribuídos para o patrulhamento motorizado nessa segunda-feira (13/7), um dia após o Metrópoles publicar matéria mostrando que os veículos, empoeirados, estavam se deteriorando na garagem do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam).

A reportagem apurou que as instruções de adaptação já foram passadas aos policiais nesta terça (14/7). Motociclistas das unidades onde as motos serão empregadas fizeram cursos de capacitação com a finalidade de serem multiplicadores para o restante da tropa.

As motocicletas Tiger 800 são completamente diferentes das usadas pela PMDF. Recheadas de novas tecnologias, como sistemas de freios, opções de modos de pilotagem e computador de bordo, as motos irão substituir as antigas, já desgastadas.

Ao todo, 50 unidades tiveram como destino o Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT) e as outras 62 motos seguiram para o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). Os equipamentos foram comprados por meio de licitação, em outubro do ano passado, e entregues, efetivamente, em dezembro. De lá para cá, não haviam deixado a garagem.

Outro lado

Justamente na última sexta-feira (10/7), quando a reportagem acionou a Polícia Militar do DF para questionar o motivo de as motos estarem sem uso, guardadas em depósitos, a corporação informou que o novo contrato havia sido celebrado naquele mesmo dia em que o Metrópoles entrou em contato.

Segundo o Comando-Geral da PMDF, as motos foram compradas e, após o recebimento, a Polícia Militar iniciaria o serviço de manutenção.

“Tal contrato fica restrito a apenas uma empresa no DF, fato este que, aliado às restrições da pandemia, geraram demora em sua conclusão. O contrato foi assinado na data de hoje (10/7) e já está em vigor. Por esse motivo, as motos já estão disponíveis para o patrulhamento”, ressaltou o Comando-Geral em nota encaminhada à reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?