metropoles.com

PMDF alega gastos excessivos com Covid-19 e suspende cirurgias eletivas

Plano de saúde oferecido pela corporação irá cobrir apenas casos de urgência e emergência, além de tratamentos que não podem ser suspensos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
policiais militares em formação
1 de 1 policiais militares em formação - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) suspendeu as cirurgias eletivas em todas as especialidades médicas atendidas pelo plano de saúde da corporação, desde segunda-feira (17/8). A informação foi repassada à tropa por meio de uma circular, na qual foi explicado que o corte nos serviços se deve à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Praças e oficiais da ativa e aposentados, além de seus familiares, permanecem tendo direto a atendimento em casos de urgência e emergência.

De acordo com o documento elaborado pelo Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal (DSAP) da PMDF, a corporação se viu obrigada a destinar grande parte do seu orçamento para custear despesas com serviços de urgência e emergência por conta do aumento da demanda envolvendo tratamentos para o combate à Covid-19.

A PMDF ainda ressalta, no documento, ter pedido crédito suplementar de R$ 28 milhões à Secretaria de Economia, mas não foi atendida.

Apesar da suspensão das cirurgias eletivas, outros tratamentos que não podem ser interrompidos permanecem com as consultas ativas. É o caso dos atendimentos oncológicos, cardiológicos, de hemodiálise, home care, saúde mental, psiquiátricos, e outros que possuem caráter urgente e não podem ser paralisados.

3 imagens
Apenas casos de urgência e emergência serão atendidos pelo plano da PM
Polícia Militar do DF
1 de 3

São três modelos de pistolas, ambas 9mm

Metrópoles
2 de 3

Apenas casos de urgência e emergência serão atendidos pelo plano da PM

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Polícia Militar do DF

Myke Sena/ Esp. Metrópoles

O documento reforça, ainda, que serviços como os de atendimento ambulatorial em imagenologia, laboratório de análises clínicas, medicina transfusional, genética, anátomo patologia e citopatologia também foram suspensos tanto no centro médico da PMDF quanto nos hospitais da rede credenciada.

Segundo o DSAP, a medida será mantida enquanto durar o estado de contingenciamento ou mediante comunicação expressa do departamento.

“Além das medidas austeras e diligentes de controle dos gastos de saúde da PMDF, estão sendo implantadas outras para racionalização das despesas, como a auditoria rigorosa das contas médicas com aplicação de protocolos mais exigentes, fiscalização efetiva dos contratos vigentes e regulação dos serviços oncológicos”, aponta.

Procurada pelo Metrópoles, a corporação confirmou todas as informações divulgadas por meio da circular.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?