metropoles.com

PM recebe 216 novas viaturas para o combate ao crime no DF

Veículos Dodge Journey serão utilizados no policiamento ostensivo, tático e de operações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Especial para o Metrópoles
Viaturas-novas-da-PM
1 de 1 Viaturas-novas-da-PM - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

A Polícia Militar entrega, nesta quinta-feira (17/10/2019), novas viaturas para a corporação. São 216 veículos Dodge Journey. Os veículos serão utilizados no policiamento ostensivo, tático e de operações. De acordo com o primeiro-tenente Lucas Cerqueira, chefe do Núcleo de Pilotagem Policial, os modelos são mais ergonômicos, amenizando os danos à saúde do policial e proporcionando segurança para os ocupantes da viatura durante os deslocamentos.

“Carregamos armamentos, como fuzil, e equipamentos pesados. No porta-malas, há inclusive um compartimento específico para transportar os escudos do policiamento de choque”, detalhou. Um estudo feito pela corporação analisou os seguintes parâmetros: a quantidade de policiais no veículo, os equipamentos alocados, os tipos de terrenos aos quais o veículo pode ser submetido e a redução de impacto na saúde do policial.

O vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), parabenizou a PMDF pela aquisição. Na ocasião, ele destacou o trabalho de segurança realizado pela corporação no DF. “Uma corporação que merece, porque não é que queira ser, é a melhor polícia do país. Isso o governador Ibaneis, eu e o secretário de Segurança Pública sabemos e temos certeza. Vocês, policiais militares, merecem todo o conforto e o respeito do governo a vocês, às tropas aqui presentes”, disse Paco.

A diferença de peso entre a viatura equipada e a não equipada é bastante significativa, de acordo com a PM, podendo superar meia tonelada. A PMDF defendeu ainda que adquiriu a frota por um valor abaixo de mercado, gerando a economia média de R$ 20 mil em cada unidade e total de R$ 3,7 milhões.

6 imagens
1 de 6

André Borges/Especial para o Metrópoles
2 de 6

André Borges/Especial para o Metrópoles
3 de 6

André Borges/Especial para o Metrópoles
4 de 6

André Borges/Especial para o Metrópoles
5 de 6

André Borges/Especial para o Metrópoles
6 de 6

André Borges/Especial para o Metrópoles

Os carros vieram de fábrica com equipamentos de suporte de armas, teto modificado e contam com sete airbags. A velocidade máxima é de 206 km/h em motor de 3.6 movido a gasolina.

Os policiais que conduzirão as novas viaturas passaram por treinamento teórico, feito no sistema on-line, e prático. Os treinos são realizados há um mês no autódromo de Brasília. Trezentos e cinquenta militares já estão aptos para conduzir as viaturas. No total, 1,4 mil participarão dos treinos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?