PM e DF Legal encerram festa de pós-Carnaval de rua na Asa Norte
Interrupção da festa na comercial 205/206 Norte, no sábado (26/2), ocorreu por falta de autorização para saída do bloco, segundo a DF Legal
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) encerrou as atividades de um bloco de pós-Carnaval, na comercial da 205/206 Norte, nesse sábado (25/2). O evento, com cerca de 200 pessoas, não tinha autorização para ocorrer, segundo a Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística (DF Legal).
Equipes da pasta estiveram no local, no fim da tarde de sábado (25/2), para auxiliar na retirada de ambulantes que bloqueavam a rua da comercial. A PMDF informou que, após a interrupção da festa, os participantes se deslocaram para a comercial da 207 Norte e continuaram a folia, com fechamento da rua novamente.
Durante os movimentos de dispersão dos foliões, a DF legal apreendeu instrumentos musicais e de bebidas dos ambulantes que não tinham autorização para venda, segundo a PMDF.
Por volta da 0h45, os policiais conseguiram dispersar o público, e a região ficou com pequeno fluxo de pessoas no comércio.
Além disso, a DF Legal multou e interditou, durante o restante da noite, um bar da 205 Norte que havia fomentado o evento sem licença que ocorreu na rua.
Críticas
Em publicações nas mídias sociais, os foliões lamentaram a interdição do bloco e alegaram que os participantes teriam sido cercados pelos policiais durante a abordagem.
Leia as postagens:
A @pmdfoficial autoritária chegou jogando spray de pimenta e cercando os foliões do bloco Rivotrio.
Isso que é carnaval a paz @celinaleao ?
Dia 8/1 essa polícia apoiou o golpe, mas hoje não apoia a cultura. pic.twitter.com/xUlvLCd63f
— Jornalista do Quadrado (@JornalistaBSB) February 25, 2023
Onze policiais da @pmdfoficial armados, parte com escopeta, acompanhando fiscais do @Gov_DF em uma ocorrência sobre – veja – som alto. Segundo o fiscal, há “promoção de carnaval” por parte do bar – entraram com escopeta.
É a mesma @pmdfoficial que respondeu ao 8 de janeiro. pic.twitter.com/Qqi4PG6xOn— Lucas Borges Teixeira (@lucasbteixeira) February 25, 2023
Para a ex-administradora do Plano Piloto Ilka Teodoro, que participava do evento, houve “desproporcionalidade dos meios”.
“Inadmissível o que está acontecendo no Bloco Rivotrio agora. Um bloco que celebra a alegria de viver e a saúde mental. Nada, nada, nada justifica truculência e repressão. Minha solidariedade. Sou testemunha da desproporcionalidade dos meios”, escreveu.
Procurada pelo Metrópoles, a PMDF confirmou que usou spray de pimenta no local, mas para “repelir ataque por parte dos foliões”, que estariam “lançando latas em direção aos policiais”.