metropoles.com

Plataforma de IA lançada no DF ajudará juízes em processos e decisões

Governador Ibaneis Rocha (MDB) participou do lançamento da plataforma, na manhã desta 4ª, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves / Agência Brasília
Em parceria com o GDF, Justiça Federal lança plataforma de inteligência artificial para análise de processos
1 de 1 Em parceria com o GDF, Justiça Federal lança plataforma de inteligência artificial para análise de processos - Foto: Renato Alves / Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta quarta-feira (11/12), do lançamento da Plataforma de Inteligência Artificial da Justiça Federal no Distrito Federal.

Resultado de uma colaboração entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a execução do projeto ocorreu de 29 de dezembro de 2021 a 30 de setembro último, para estruturação do Núcleo de Inteligência Artificial. A meta é que ele integre a cadeia de inovação de produtos e serviços em IA aplicada à Justiça, para desenvolvimento de soluções e melhorias no Judiciário.

“A gente fica muito feliz de poder colaborar com o trabalho da Justiça Federal nesse que talvez seja um dos projetos mais inovadores nos últimos anos no campo da prestação jurisdicional. A inteligência artificial tem colaborado para o aprimoramento da Justiça, para a agilidade em relação à tramitação dos processos e para o resultado que isso vai trazer à população”, declarou Ibaneis.

O projeto também visa potencializar o aquecimento do ecossistema de inovação tecnológica no Distrito Federal, com base em pesquisas, capacitações e empreendedorismo.

“Essa plataforma representa celeridade e eficiência na prestação jurisdicional. Para os operadores do direito, isso se traduz em qualidade de vida. Ela cumprirá basicamente duas funções essenciais: a triagem, que permite a seleção dos processos de forma mais assertiva, e a elaboração de minutas. A IA ajudará a elaborar relatórios e fornecerá aos juízes uma base para as decisões”, afirmou o juiz federal Itagiba Catta Preta.

A Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário: Aplicação na Justiça Federal resultou de parceria da seccional com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a empresa Biotecnologia e Tecnologia da Informação e Comunicação (Biotic S.A.).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?