metropoles.com

Plano Piloto, Lago Sul e Sudoeste têm 61% de casos de coronavírus

Somados à Octogonal e Águas Claras, registram 105 casos da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, no fim da tarde dessa quinta-feira (26/03), mostram como está a concentração do novo coronavírus na cidade. Quatro regiões concentram 61% dos casos na capital do país: Plano Piloto, Lago Sul e Sudoeste/Octogonal.

Os quatro pontos reúnem 105 pessoas infectadas pela Covid-19. Confira:

  • Plano Piloto: 50 casos
  • Lago Sul: 36
  • Sudoeste/Octogonal: 19

Quando considerada a incidência para cada 100 mil habitantes, as três cidades — que fazem parte da Região Central de Saúde — repetem o perfil, com a diferença que o Lago Sul supera o Plano Piloto nessa situação. Veja:

  • Lago Sul: 118,73 para cada 100 mil habitantes
  • Sudoeste/Octogonal: 34,38 para cada 100 mil habitantes
  • Plano Piloto: 21,71 para cada 100 mil habitantes

Caso Águas Claras, que tem 16 infectados, seja incluída, as quatro regiões chegam a 70,7% dos casos registrados em todo o Distrito Federal.

O documento leva em consideração a situação até as 18h dessa quinta-feira (26/03), quando havia 201 casos confirmados da Covid-19. Os números finais, porém, são feitos com base em 171 pessoas, pois 24 são de outras unidades federativas atendidas no DF e seis não informaram o local onde moram.

Chama atenção o fato de 10 regiões não registrarem transmissões: Recanto das Emas, Varjão, Candangolândia, Riacho Fundo II, Estrutural, Saan, Fercal, Santa Maria, Itapoã e Brazlândia.

Ainda nessa quinta-feira (26/03), a secretaria liberou números mais apurados, que falam de 203 infectados no Distrito Federal. Deles, 161 se encontram com infecções leves e em isolamento domiciliar. Há também seis pessoas em estado grave e outras seis com infecções críticas.

No total, 58,74% dos contaminados no DF são homens e 41,26%, mulheres.

Um dos casos confirmados é o do policial militar Ari Celso Rocha Lima de Barros. Ele é segurança do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e permanece internado no Hospital de Base, conforme informou o Metrópoles em primeira mão.

Transmissão comunitária

No total, a pasta considera 31 cidades divididas em sete regiões de saúde. O detalhamento feito pela Secretaria de Saúde também aponta nove casos de transmissão comunitária na capital do país.

Há dois tipos de transmissão: a local e a comunitária. A local ocorre quando as autoridades conseguem rastrear o caminho da infecção: o paciente é infectado por outra pessoa que testou positivo ou esteve em um país onde o vírus está em circulação.
Já na transmissão comunitária, as pessoas que não se encaixam nessas hipóteses procuram a rede de saúde e o resultado do exame dá positivo. Ou seja, não é possível rastrear o caminho da doença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?