metropoles.com

Plano para coibir violência em escolas do DF será implementado até 6/6

Ação envolve atuação direta de secretarias de Educação, da Segurança Pública, da Saúde, da Juventude, Esporte e Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Vídeo
Secretários do GDF
1 de 1 Secretários do GDF - Foto: Reprodução/ Vídeo

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, na tarde desta segunda-feira (28/3), o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, envolvendo diversas secretarias de estado, para coibir a onda de violência em colégios públicos do DF. O tema ganhou atenção especiais das autoridades nos últimos dias, após uma série de brigas violentas, incluindo dois casos onde alunos foram esfaqueados nas proximidades ou dentro unidades de ensino da capital federal.

PCDF priorizará investigação de violência em escolas, diz chefe da SSP

“Após dois anos, retornaram as aulas presenciais e surgiram vários desafios. O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou várias ações com relação a diversos tópicos na área da Educação”, disse o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha. “Vamos agir não só para evitar que aconteçam esses casos como também para conscientizar e orientar os nossos jovens mostrando a cultura de paz e o correto a ser feito”, disse Gustavo.

Além de Rocha, participaram do encontro os secretários de Educação, Hélvia Paranaguá, e de Segurança Pública (SSP-DF), Julio Danilo. “O governo está atento à manifestação da violência nas escolas públicas do DF nesses dias. Episódios sempre aconteceram e sempre viemos trabalhando cultura de paz, para coibir a violência não só dentro da escola, como fora”, disse Paranaguá.

O plano de ação contará com medidas elaboradas e colocadas em prática conjuntamente pela SSP, pela Secretaria da Juventude, por meio dos Conselhos Tutelares, da Saúde, do Esporte, entre outras.

Na coletiva, ocorrida no salão branco do Palácio do Buriti, foi apresentado um cronograma do que será adotado pelo GDF. Nesta terça-feira (29/3) será publicada uma portaria no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), considerado o ponta pé inicial do plano de ação.

“Uma comissão trabalha no cronograma, desde a distribuição de um material que já foi confeccionado e está na gráfica para ser impresso, e também haverá em PDF nas escolas, para a gente possa trabalhar esta cultura de paz”, explica a chefe da Educação.

Os próximos passos, apresentados nesta segunda, são uma reunião, marcada para 30 de março. Na ocasião, será montado o planejamento e a construção do plano de trabalho que pretende fomentar grupos nas regionais de ensino, para atuar diretamente com os alunos.

Será elaborado uma cartilha, intitulada Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz. O material estará até o dia 27 de abril em todas as escolas do DF, para servir de base para a formação dos profissionais de educação.

A previsão, segundo Hélvia, é que em 6 de junho, o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas esteja implementado em todas as unidades de ensino do DF.

Jogo da Discórdia

Sobre o “Jogo da Discórdia“, prática inspirada no reality show Big Brother Brasil (BBB22), que teria motivado algumas das brigas entre alunos de escolas do DF, a secretária Hélvia disse que recebeu, sim, a denúncia, feita por diretores de unidades de ensino do DF, como adiantou o Metrópoles nesta segunda-feira, mas que ainda não se aprofundou no assunto.

Questionados se o plano de ação também terá abrangência nos arredores de escolas particulares do DF, os secretários da Educação e da Segurança Pública do DF (SSP-DF) disseram que “o plano é para a rede pública de ensino”. “Não fui demandada pela rede privada, vamos atender a rede pública, que já é bastante grande. Mas se houver necessidade, podemos fazer uma parceria, sim”, disse Hélvia.

“A rede privada tem a cobertura do policiamento, o batalhão escolar faz esse acompanhamento. As nossas ações são muito direcionadas com análises de dados. Nas regiões que a gente identifica que haja necessidade de um reforço no policiamento ou da atuação da SSP em determinados horários, a gente vai dispondo a nossa atividade. A rede privada, apesar de não estar no nosso plano, não está descoberta pelo governo do DF e pela segurança Pública”, disse o secretário da SSP-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?