Plano de vacinação do Hospital de Base inclui superintendência entre prioritários
Embora não atuem na linha de frente contra o coronavírus, gestores do hospital receberão doses de vacina destinadas a esse grupo
atualizado
Compartilhar notícia
A imunização contra a Covid-19 começou nos estados brasileiros e no Distrito Federal. Há, no entanto, poucas doses da vacina disponíveis para proteger toda a população. Pensando nisso, o Ministério da Saúde (MS) definiu os grupos com prioridade para receber a vacina. Apesar desses critérios, o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Hospital de Base do DF inclui os gestores do hospital, que não atuam na linha de frente contra o coronavírus, como passíveis de receber doses do imunizante.
O documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, organiza a vacinação na unidade de saúde. O HBDF é gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), entidade privada de serviço social.
No DF, 16 unidades de saúde participam da imunização – entre elas, dois locais geridos pelo Iges: o Hospital de Base e o Hospital Regional de Santa Maria.
Segundo o documento, até agora o HBDF tem confirmadas 1.160 doses da vacina Coronavac, produzida numa parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac. De acordo com o texto, os colaboradores da unidade foram divididos em oito tipos, na ordem em que receberão o imunizante:
- 1º – Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid-19) e profissionais de saúde idosos ativos e idosos ativos do grupo de risco
- 2º – Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Enfermaria Covid-19
- 3º – Unidades de Terapia Intensiva (UTIs não Covid-19) e Centro Cirúrgico
- 4º – Enfermarias não Covid-19
- 5º – Farmácia, CME e Laboratório
- 6º – Ambulatório
- 7º – Todos da Gestão Assistencial e Operacional
- 8º – Gabinetes dos Superintendentes
O Plano de Operacionalização do HBDF segue a programação do Ministério da Saúde, documento-base para a organização da imunização em todo o território nacional.
O anexo II do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 define os trabalhadores de saúde, grupo prioritário para receber a vacina, como os profissionais da saúde, “médicos e enfermeiros”, e trabalhadores de apoio, “como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza”. Gestores em saúde não estão incluídos.
Outro lado
Em nota, o “Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) esclarece que os profissionais de saúde pertencem ao grupo priorizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do DF para receber a vacina nessa primeira fase de imunização”.
De acordo com o Iges-DF, “todos os gestores do Hospital de Base são profissionais de saúde. Eles estão expostos diretamente ao vírus, porque têm de circular em alas com alta possibilidade de contaminação, como a UTI Covid-19 e as enfermarias. Apesar disso, os superintendentes e dirigentes serão os últimos a serem vacinados nessa primeira fase se – e somente se – houver doses disponíveis para eles. Caso contrário, terão de aguardar pela chegada de novas vacinas para que sejam imunizados pela ordem de prioridade prevista no Plano Nacional de Imunização”.