metropoles.com

Plano de vacinação do Hospital de Base inclui superintendência entre prioritários

Embora não atuem na linha de frente contra o coronavírus, gestores do hospital receberão doses de vacina destinadas a esse grupo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mike Sena/Especial para o Metrópoles
fachada de hospital
1 de 1 fachada de hospital - Foto: Mike Sena/Especial para o Metrópoles

A imunização contra a Covid-19 começou nos estados brasileiros e no Distrito Federal. Há, no entanto, poucas doses da vacina disponíveis para proteger toda a população. Pensando nisso, o Ministério da Saúde (MS) definiu os grupos com prioridade para receber a vacina. Apesar desses critérios, o Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Hospital de Base do DF inclui os gestores do hospital, que não atuam na linha de frente contra o coronavírus, como passíveis de receber doses do imunizante.

O documento, ao qual o Metrópoles teve acesso, organiza a vacinação na unidade de saúde. O HBDF é gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), entidade privada de serviço social.

No DF, 16 unidades de saúde participam da imunização – entre elas, dois locais geridos pelo Iges: o Hospital de Base e o Hospital Regional de Santa Maria.

Segundo o documento, até agora o HBDF tem confirmadas 1.160 doses da vacina Coronavac, produzida numa parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac. De acordo com o texto, os colaboradores da unidade foram divididos em oito tipos, na ordem em que receberão o imunizante:

  • 1º – Pronto-Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid-19) e profissionais de saúde idosos ativos e idosos ativos do grupo de risco
  • 2º – Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Enfermaria Covid-19
  • 3º – Unidades de Terapia Intensiva (UTIs não Covid-19) e Centro Cirúrgico
  • 4º – Enfermarias não Covid-19
  • 5º – Farmácia, CME e Laboratório
  • 6º – Ambulatório
  • 7º – Todos da Gestão Assistencial e Operacional
  • 8º – Gabinetes dos Superintendentes

O Plano de Operacionalização do HBDF segue a programação do Ministério da Saúde, documento-base para a organização da imunização em todo o território nacional.

O anexo II do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 define os trabalhadores de saúde, grupo prioritário para receber a vacina, como os profissionais da saúde, “médicos e enfermeiros”, e trabalhadores de apoio, “como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza”. Gestores em saúde não estão incluídos.

Outro lado

Em nota, o “Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) esclarece que os profissionais de saúde pertencem ao grupo priorizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do DF para receber a vacina nessa primeira fase de imunização”.

De acordo com o Iges-DF, “todos os gestores do Hospital de Base são profissionais de saúde. Eles estão expostos diretamente ao vírus, porque têm de circular em alas com alta possibilidade de contaminação, como a UTI Covid-19 e as enfermarias. Apesar disso, os superintendentes e dirigentes serão os últimos a serem vacinados nessa primeira fase se – e somente se – houver doses disponíveis para eles. Caso contrário, terão de aguardar pela chegada de novas vacinas para que sejam imunizados pela ordem de prioridade prevista no Plano Nacional de Imunização”.

Veja o cronograma dos setores do Hospital de Base que receberão a imunização:
Tabela do “Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19” do Hospital de Base

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?