Planetário de Brasília escolhe novo mascote. Veja resultados
Votação do novo mascote do Planetário foi realizada pelas redes sociais da pasta e os participantes votaram 10.888 vezes
atualizado
Compartilhar notícia
O personagem Orby (foto em destaque) é o novo mascote oficial do Planetário de Brasília Luiz Cruls. A escolha foi anunciada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti), na tarde desta terça-feira (25/7).
A votação foi realizada pelas redes sociais da pasta e os participantes votaram 10.888 vezes na escolha do novo mascote. Do total, Orby levou 5.398 votos.
Na sequência, os mascotes mais votados foram: Luizinho (1.886), Marisol (1.433 ), Atlas (1.162 ) e Astronaldo (1.009).
A criação dos personagens teve como inspiração o sistema solar, a astronomia e a astronáutica. O mascote escolhido pelo público será utilizado para a difusão do conhecimento científico por meio de atividades lúdicas e pedagógicas no planetário.
O espaço funciona de terça a domingo, das 7h30 às 19h. A entrada é gratuita.
Planetário de Brasília Luiz Cruls
Localizado no Eixo Monumental, o Planetário de Brasília Luiz Cruls é um espaço público vinculado à Secti-DF. A partir desta terça-feira (25/7), o espaço vai receber a exposição “Nikola Tesla ─ Energia para o Futuro”, por ocasião do aniversário de 85 anos das relações diplomáticas entre Brasil e a República da Sérvia.
A exposição foi criada por Branimir Jovanović, do Museu Nikola Tesla, em Belgrado, capital da Sérvia, que se dedica a preservar o legado do cientista.
O cenário representa a vida e obra de Nikola Tesla, que deu às pessoas um estilo de vida moderno com suas principais invenções, como o motor de indução, a corrente alternada e a transmissão de sinal sem fio, entre outras.
Além disso, a mostra também conta com aparato do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), concebido a partir de uma invenção de Tesla.