metropoles.com

Planalto espera do GDF proposta de reajuste de PM e bombeiros

Bolsonaro disse que quer dar a mesma correção para as três forças de segurança pública do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, a bancada militar da Câmara dos Deputados avançou nas negociações sobre o aumento salarial dos policiais militares e bombeiros do DF. O objetivo é garantir o aumento de 37% nos vencimentos dos militares, seguindo o mesmo índice almejado pelos policiais civis.

Na ocasião, um ofício foi entregue a Ramos e ao secretário especial do Ministério da Economia, Rogério Marinho, que garantiu empenho e que vai se “debruçar” sobre o pedido. Parlamentares saíram otimistas do encontro. E acreditam que a demanda será atendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e enviada ao Congresso Nacional.

Imagens da reunião no Palácio do Planalto:

4 imagens
1 de 4

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Material cedido ao Metrópoles
3 de 4

Material cedido ao Metrópoles
4 de 4

 

“O próprio presidente já sinalizou que há recurso do fundo [Constitucional] para conceder o aumento. Eu também assinei o ofício e, agora, esperamos um retorno do governador do Distrito Federal, para que ele também inclua os militares na solicitação enviada ao Planalto”, explicou o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

 

Confira o documento entregue aos militares no Palácio do Planalto:

 

Reajuste dos militares by Metropoles on Scribd

Reajuste dos militares by Metropoles on Scribd

O presidente da Frente Parlamentar e da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Capitão Augusto (PR-SP), afirmou que vai solicitar formalmente uma audiência com o governador Ibaneis Rocha para que ele faça uma nova proposta à Presidência da República contemplando a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do DF.

Declaração do presidente

A pressão aumentou após Bolsonaro garantir aos policiais civis do Distrito Federal que não vai “brecar” o reajuste da PCDF, mas que a recomposição salarial da categoria vai sair junto com a da Polícia Militar. A declaração foi dada nessa segunda-feira (07/10/2019), por volta das 8h30, na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo brasileiro.

Na ocasião, o mandatário do país foi abordado pelo presidente do Sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, o Gaúcho, no momento em que atendia a jornalistas e populares. Franco informou que os policiais civis do DF estão há 10 anos sem reajuste salarial.

Sem falar em índices, Bolsonaro respondeu ao sindicalista: “O mesmo percentual para PM e Civil, a gente conversa”. E continuou: “O dinheiro é do fundo [Fundo Constitucional]. Não vou discutir. Não vou brecar o reajuste de ninguém. Mas PM e Civil juntos.”

Em vídeo gravado pela deputada federal Flávia Arruda (PR-DF), o presidente Jair Bolsonaro reforçou que pretende dar o reajuste igual para as polícias civil e militar do DF. “Não podemos deixar a nossa PM de fora. O ideal é que haja acordo. O mesmo percentual a gente encaminha ao Congresso Nacional”, ressaltou.

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) não se contentou com a declaração do presidente Bolsonaro, de que só dará reajuste aos servidores da corporação se, ao mesmo tempo, forem contemplados a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Para a entidade, o presidente “está ciente do pleito dos policiais civis”, mas desconhece a realidade das Forças de Segurança do Distrito Federal”.

Em nota, o sindicato disse que “nunca existiu paridade salarial entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF”.

Ainda segundo o Sinpol, a diferença entre as forças é latente: “Os policiais civis do DF amargam mais de 10 anos sem reajuste, acumulando uma defasagem salarial de mais de 50%. Enquanto isso, as outras duas forças e demais carreiras do serviço público receberam reajustes em índices acima da inflação acumulada no período”, alegou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?