metropoles.com

Projeto de lei obriga a instalação de câmeras de segurança em escolas

Segundo o projeto, o monitoramento é uma medida necessária para prevenir, coibir e registrar possíveis casos de violência, abuso e bullying

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida de câmera de segurança no Palácio da Alvorada - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de câmera de segurança no Palácio da Alvorada - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um projeto de Lei (PL) quer tornar obrigatória a instalação de câmeras de vídeo nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal. O texto foi apresentado na Câmara Legislativa (CLDF).

De autoria do deputado distrital Roosevelt (PL), a proposta determina que câmeras deverão ser instaladas em locais estratégicos, como “entradas, saídas, corredores, áreas de recreação, cantinas e salas de aula, garantindo a cobertura total das dependências da instituição, sendo vedada a instalação em banheiros, vestuários e outros locais de reserva de privacidade individual”.

Como justificativa do PL, o deputado declarou que o monitoramento por câmeras previne, coibe e registra “possíveis casos de violência, abuso, bullying e outras situações de risco nas instituições de ensino público e privado do Distrito Federal”.

A ideia é que as imagens capturadas sejam “armazenadas em sistema digital, com acesso restrito a profissionais autorizados” e “transmitidas simultaneamente aos órgãos de segurança pública”. Em caso de descumprimento da lei, o responsável será punido com advertência, multa e até mesmo suspensão.

“O uso de câmeras de vídeo nas escolas oferece benefícios significativos em termos de segurança, incluindo a prevenção de crimes e comportamentos inadequados, além de proteger o patrimônio escolar ao reduzir furtos e danos”, pontuou o deputado.

O Projeto de Lei ainda será apreciado pela Câmara Legislativa. Se aprovado, o texto segue para o governador, que irá aprová-lo ou não.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?