metropoles.com

PL quer garantir sigilo a informações de mulheres vítimas de violência

Projeto de Lei (PL) também pretende estender medida a filhos da vítima, com dados mantidos sob sigilo em órgãos públicos do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra mão feminina, com letra x pintada de vermelho na palma - Metrópoles - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Um projeto de lei (PL) protocolado nessa terça-feira (18/4) na Câmara Legislativa (CLDF) pretende garantir sigilo a dados de mulheres vítimas de violência nos cadastros de órgãos do Distrito Federal. A proposta é de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol).

Além do sigilo das informações pessoais das vítimas, a medida visa proteger dados dos filhos delas, especialmente nas secretarias de Segurança Pública (SSP-DF); Educação (SEDF); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Saúde (SES-DF); Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh); e Transporte e Mobilidade (Semob).

O sigilo nos dados cadastrais deve ocorrer, segundo o projeto, a partir do primeiro atendimento do Estado à mulher. O sigilo também valerá para a concessão de medidas protetivas e visa evitar que o agressor ou terceiros acessem informações pessoais das vítimas.

“[A medida] significa proteção à vida e à integridade física, psicológica e financeira [da vítima], à medida que dificulta o acesso do autor de violência a informações pessoais, como o endereço dela”, justificou Max Maciel.

O projeto também quer que o poder público faça convênios para ampliar a segurança desses dados. Em todo 2022, por exemplo, 16.949 mulheres sofreram violência doméstica, segundo dados da SSP-DF.

Além disso, há 763 registros de crimes contra a dignidade sexual praticados contra elas, como estupro e importunação sexual.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?