metropoles.com

PL garante que antecedentes criminais sejam divulgados em plataformas

As informações, contudo, ficarão restritas a crimes e contravenções praticados com violência, grave ameaça ou em casos de Maria da Penha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de uma mão no celular - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma mão no celular - Metrópoles - Foto: Getty Images

Deputados distritais aprovaram, nessa terça-feira (26/6), um Projeto de Lei (PL) que garante a obrigatoriedade da divulgação de sites, sistemas e demais locais de consulta sobre antecedentes criminais de terceiros.

As informações, contudo, ficarão restritas a crimes e contravenções praticados com violência, grave ameaça ou em casos mencionados na Lei Maria da Penha.

O projeto, de autoria da deputada Doutora Jane (MDB), determina, ainda, que campanhas e ações diversas sejam promovidas com o intuito de alertar e incentivar condutas de segurança entre as mulheres, encorajando-as a buscarem informações sobre o histórico de eventuais agressões ou condutas agressivas de seus companheiros, namorados e demais relacionamentos.

Segundo a justificativa apresentada no projeto, dados estatísticos apontam que o DF teve um aumento de 250% no número de feminicídios na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Só em janeiro de 2024, inclusive, já foram noticiados mais 3 casos. Diante do resultado, o DF se tornou a unidade da federação com o maior número de mortes por questões de gênero, de acordo com a redação do PL.

Aprovado pela Câmara Legislativa (CLDF), o projeto segue para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?